EUA prorrogam restrições de viagem nas fronteiras entre Canadá e México até 21 de julho

Continua depois da publicidade

WASHINGTON, 20 de junho (Reuters) – As fronteiras terrestres dos EUA com o Canadá e o México permanecerão fechadas para viagens não essenciais até pelo menos 21 de julho, disse o Departamento de Segurança Interna dos EUA no domingo.

com EDIÇÃO DO DIÁRIO


A prorrogação para mais 30 dias veio depois que o Canadá anunciou sua própria extensão na sexta-feira dos requisitos que foram definidos para expirar nesta segunda-feira (21) e estão em vigor desde março de 2020 por causa da pandemia de coronavírus.

Veja também as mais lidas do DT

O governo dos EUA realizou reuniões do grupo de trabalho com Canadá e México sobre as restrições de viagens na semana passada e planeja realizar reuniões a cada duas semanas, disseram autoridades americanas à Reuters.

A Homeland Security disse em um comunicado que observou “desenvolvimentos positivos nas últimas semanas e está participando com outras agências dos EUA nos grupos de trabalho de especialistas da Casa Branca com Canadá e México para identificar as condições sob as quais as restrições podem ser atenuadas de forma segura e sustentável.”

Pressões da Indústria de Turismo

Alguns legisladores dos EUA e comunidades fronteiriças que foram duramente atingidas pelas restrições pressionam para haver um relaxamento antes da movimentada temporada de viagens de verão.

O Canadá também está sob pressão de empresas e da indústria do turismo para aliviar a proibição, que foi imposta para ajudar a conter a disseminação do coronavírus e tem sido renovada mensalmente desde março de 2020.

O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, se manteve firme, dizendo na semana passada que a fronteira ficaria praticamente fechada até que 75% dos canadenses tivessem recebido a primeira de uma vacina de duas doses contra o coronavírus e 20% tivessem recebido as duas vacinas.

Nas negociações entre os Estados Unidos e o Canadá na semana passada, o governo dos EUA não endossou a definição de um limite específico para desencadear o levantamento das restrições, disse uma pessoa informada sobre as negociações.

“A incapacidade dos governos dos EUA e do Canadá de chegar a um acordo sobre o alívio das restrições de fronteira … é simplesmente inaceitável”, disseram na sexta-feira o representante democrata Brian Higgins e o representante republicano Bill Huizenga, co-presidentes do Grupo Interparlamentar Canadá-EUA.

Os Estados Unidos também estão realizando reuniões do grupo de trabalho sobre o relaxamento das restrições a viagens com o Reino Unido e a União Europeia, mas autoridades americanas e de companhias aéreas disseram anteriormente que não esperavam que o governo Biden suspendesse as restrições até cerca de 4 de julho, no mínimo.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade