Municípios serranos dos estados de SP, MG e RJ se reúnem no Festival Gastronômico Sabores da Montanha
EDIÇÃO DO DT com agências
Restaurantes e pizzarias tradicionais de São Bento do Sapucaí, na Serra da Mantiqueira paulista, a 200 km de São Paulo, vão compor a programação do 2º Festival Gastronômico Sabores da Montanha. A edição deste ano acontece entre os dias 5 de julho e 25 de agosto. nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Veja também as mais lidas do DT
Segundo nota enviada ao DIÁRIO, as inscrições estão abertas até o próximo dia 29 de junho e podem ser acessadas por meio do site oficial do evento. Até lá o público poderá conferir as novidades e os pratos participantes pelo Instagram.
A exemplo do ano passado, poderão participar nesta edição, além de restaurantes, os gastrobares, pizzarias, lanchonetes, hamburguerias, cafeterias, bistrôs, sorveterias, padarias, vinícolas, docerias, cervejarias, produtores artesanais e similares da região da montanha.
O 2º Festival Gastronômico Sabores da Montanha tem patrocínio de Sun Mobi Energia Solar, GWM Motors e Turismo Sul de Minas, com apoio de BaresSP, Hotel4You, Reserva, Hora Campinas, Região de Mauá Convention & Visitors Bureau e Poços de Caldas Convention & Visitors Bureau.
Participantes do festival
São Bento do Sapucaí, considerado neste ano o destino mais acolhedor do Brasil, de acordo com pesquisa realizada pela Booking.com, também acolhe de braços abertos os amantes da gastronomia com uma diversificada rede de restaurantes e pizzarias, que atendem a todos os paladares.
Um deles é a Pizzaria Fiore, que irá produzir três pizzas que levam o divertido nome de KM Zero, por utilizar somente ingredientes da região, que é justamente o mote do festival.
A pizza Quinta dos Cogumelos é feita com molho de tomate orgânico San Marzano, da Fazenda do Retiro, mozzarella, refogado de cogumelos, queijo malacaxeta Bolderini, cebolinha verde e uma generosa porção do azeite Oliq.
O Chef Deco Lima também criou a Caminhos dos Queijos, com a mesma receita acima, acrescentando um refogado de shimeji, pururuca de guanciale feita no forno e fatias de guanciale das Terras de Monã. Já a Quiririm, além do molho de tomate, também leva lombinho defumado Quiririm, requeijão de corte Canastra original, cebola e uma generosa porção do azeite Oliq.
E por falar nos maravilhosos queijos utilizados nas receitas das pizzas, o Empório Caminhos dos Queijos, especializado em queijos artesanais brasileiros, apresentará ao público do festival o delicioso e único Queijo Borbinha, uma criação exclusiva da renomada Queijaria Bolderini de Pindamonhangaba (SP).
Este queijo autoral, elaborado com leite pasteurizado de vaca, é uma verdadeira obra de arte. Sua textura cremosa derrete na boca, enquanto o sabor e aroma lácteos únicos envolvem os sentidos.
A suave acidez harmoniza perfeitamente com o toque especial do mofo natural na casca, proporcionando uma experiência de degustação sublime. Ele é ideal para o café da manhã, um lanche especial ou como destaque de uma tábua de queijos.
Vinícola Villa Santa Maria
A charmosa Vinícola Villa Santa Maria criou uma releitura da carne de lata para o 2º Festival Gastronômico Sabores da Montanha. A receita é uma combinação de lombo, linguiça calabresa, linguiça portuguesa e bacon, marinada no vinho tinto Brandina Assemblage 2021.
Para acompanhar, um entrevero de pinhão feito com um arroz legítimo da Serra da Mantiqueira, o Arroz Piagüí. O prato leva toque de molho roti com laranja e conserva artesanal de pimenta biquinho. Mini agriões e flores da propriedade finalizam a receita, criada pelo Chef Roque Souza.
O prato, na verdade, inclui uma sequência de cinco tempos do menu. A releitura da carne de lata é o prato principal desta combinação gastronômica. Tudo isso pode ser degustado em uma atmosfera única, em um ambiente que remete à Toscana, com visual para os vinhedos.