Com a proposta de atuar no desenvolvimento do turismo no país e mostrar toda a sua diversidade, começa nesta terça-feira (28), no Centro de Eventos do Ceará, o MATCHER – Travel Business Opportunities, ação de promoção do Brasil para o mercado internacional que leva a Fortaleza 17 destinos, mais de 100 empresas nacionais fornecedores de produtos turísticos e 75 empresas estrangeiras (compradores) de 24 países, entre eles Alemanha, Argentina, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido, Emirados Árabes, Ucrânia e Uruguai.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
“Com o objetivo de atrair mais viajantes para o Brasil, inovamos na promoção do nosso país no exterior, trazendo qualidade, relevância e efetividade no relacionamento entre compradores de turismo internacionais e representantes brasileiros de produtos dos mais diversos segmentos de turismo”, comenta Jeanine Pires, diretora da MATCHER.
Veja também as mais lidas do DT
“O evento MATCHER é muito importante uma vez que, depois do hub da Air France, KLM, Gol e Latam, aumentou muito a demanda do turismo no Ceará”, afirma Arialdo Pinho, Secretário de Turismo do Estado.
Para o Secretário do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, a realização do MATCHER no destino possibilita fomentar ainda mais o turismo na capital cearense. “Fortaleza é uma das cidades onde mais cresceu a oferta de voos internacionais. E o turismo internacional gera um gasto mais alto do que o doméstico. A chegada de mais visitantes estrangeiros pode ajudar a aumentar a renda das pessoas, gerar mais empregos e ao mesmo tempo atrair investimentos”, avalia.
“O MATCHER ocorrerá em um mês muito importante para o grupo Air France-KLM, pois comemoraremos o primeiro aniversário da operação de Fortaleza para Amsterdã e Paris. Nossa presença como patrocinador é estratégica, uma vez que o evento agrega conhecimento e abre portas para fornecedores e compradores estarem em um mesmo ambiente, buscando as melhores alternativas de negócios. Estamos otimistas com o potencial de negociações que podem ser concluídas entre fornecedores e compradores durante o evento, e o que isso pode representar em novos passageiros viajando entre os países, seja a lazer ou a negócios”, comenta Jean-Marc Pouchol, diretor geral da Air France/KLM para a América do Sul.
O evento conta com a Gol, Air France/KLM, Prefeitura de Fortaleza e Estado do Ceará como patrocinadores; Beach Park, Nettour e Tes Cenografia como parceiros; e Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), Unedestinos, Associação Brasileira de Resorts (ABR), Tap Air Portugal, Copa Airlines e Azul como apoiadoras.
Turistas estrangeiros
Do total de turistas estrangeiros com ingresso no Brasil por Fortaleza em 2018, os franceses estiveram à frente. Confira a relação com a representatividade de cada país:
1º França 19,28%
2º Itália 10,82%
3º Alemanha 10,10%
4º Argentina 9,82%
5º Portugal 7,67%
6º Holanda 7,16%
7º Suíça 4,80%
8º Reino Unido 4,61%
9º Estados Unidos 4,41%
10º Espanha 2,84%
Mais informações: www.