Governo Federal organiza expansão do turismo de trilhas no Brasil

O Diário Oficial da União desta quinta-feira (17) publicou portaria conjunta dos ministérios do Turismo, do Meio Ambiente (MMA) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que define critérios para a adesão de novos trajetos à Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (Acesse aqui a portaria).

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


A RedeTrilhas interliga biomas de Norte a Sul do país, conectando diferentes paisagens e ecossistemas, de forma a estruturar, promover e dar visibilidade à oferta do turismo de natureza no país.

As propostas de adesão vão poder ser apresentadas à Secretaria de Ecoturismo do MMA por entidades e órgãos públicos, organizações da sociedade civil ou entes privados, cabendo à análise às Pastas signatárias da portaria. Os trechos adicionais deverão seguir padrões da RedeTrilhas de mapeamento, identificação (símbolos de pegadas amarelas e pretas), acesso a serviços, indicação de pontos de apoio, pernoite e de interesse turístico, a fim de proporcionar mais segurança aos visitantes.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, ressalta que a medida fortalece o potencial do ecoturismo no país. “Um dos nossos diferenciais está exatamente nos parques nacionais e a sua natureza deslumbrante. Com essa iniciativa, o Brasil reforça o alinhamento às melhores práticas internacionais de estruturação de trilhas e aprimora um segmento que tende a despontar no pós-pandemia, que é a busca por natureza, fortalecendo ainda as economias locais e a criação de postos de trabalho”, aponta.

Além da ampliação das trilhas de longo curso nacionais e regionais, os resultados previstos com a portaria incluem a informatização do processo de inclusão de trechos e a manutenção de um banco de dados pelo MMA, por meio de um portal oficial em desenvolvimento. O texto também prevê parcerias para iniciativas como a instalação de sinalização (conforme manual do ICMBio), o fornecimento de equipamentos destinados à conservação de trilhas e a construção de mirantes e outras estruturas.

“Esse é um esforço do Governo Federal para a ampliação e a melhoria das trilhas de longo curso, dando mais opção para os brasileiros praticarem atividades ao ar livre. Quando você tem mais visitação, mais ecoturismo, você automaticamente atrai recursos para a proteção do meio ambiente. E, valorizando os parques nacionais que essas trilhas conectam, você gera emprego e renda em toda uma cadeia de serviços no entorno dessas regiões”, destaca o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Atualmente, 74 trilhas fazem parte do projeto, com 3.500 quilômetros sinalizados. Entre elas, o Caminhos da Serra do Mar (RJ), a Transcarioca (RJ), a Transmantiqueira (RJ/MG/SP), a Rota Guarumã (PA) e o Caminho das Araucárias (RS/SC), que integram o Corredor Litorâneo; o Caminho de Cora Coralina (GO), o Caminhos do Planalto Central, o Caminho dos Veadeiros e o Caminho da Floresta Nacional de Brasília, que fazem parte do Caminhos dos Goyases; a Trilha Chico Mendes (AC), a Rota dos Pioneiros (PR) e a Transespinhaço (MG).

INFORMAÇÕES – A RedeTrilhas lançou recentemente um site oficial, que reúne informações detalhadas de cada percurso e serve de guia aos usuários. (Acesse aqui). O projeto de estruturação da Rede, que se baseia em experiências internacionais, reúne grandes trilhas nacionais e regionais, uma acabando onde começa a outra. Assim, elas podem ser percorridas em variados espaços de tempo (uma semana, duas semanas ou até um mês), atendendo a diferentes perfis de visitantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Paulo Atzingen
Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
Paulo Atzingen é paulista e jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará (UFPA), É poeta, contista e cronista. Estuda gaita (harmônica).

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


    Mais lidas

    Site do Editor

    Mais recentes

    GOL freta aeronaves e leva Palmeiras e Santos à final da Libertadores

    A GOL leva de São Paulo para o Rio de Janeiro os dois times finalistas da Copa Libertadores da América, o maior campeonato de...

    LATAM suspende voos para Lisboa atendendo governo Português

    A LATAM Airlines Brasil informa que, em função das determinações do Governo de Portugal relacionadas à pandemia de Covid-19, suspendeu temporariamente as operações da...

    Cooperativa Vinícola Garibaldi comemora 90 anos e lança vinhos como marco

    Dois rótulos, um de espumante e outro de vinho, marcam o especial aniversário da cooperativa EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências Dois produtos especiais, cujos lançamentos demarcam...

    GTA divulga programação de seus treinamentos nos próximos meses

    A GTA - Global Travel Assistance acaba de anunciar seu primeiro ciclo de capacitações online do ano, que serão promovidas até o início do mês...

    ABIH Nacional quer inclusão dos profissionais de turismo no grupo prioritário para vacinação contra o Covid 19

    O presidente da ABIH Nacional – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Manoel Linhares, defende a inclusão dos profissionais do setor de turismo entre...

    Delta estende a isenção para viagens internacionais após a exigência dos EUA para teste de COVID-19

    A Delta acaba de informar que está estendendo sua isenção para oferecer mais flexibilidade aos clientes que refizerem a reserva de suas passagens internacionais,...

    Relacionadas

    Open chat