Grupo de Trabalho do Enoturismo é criado no DF

Continua depois da publicidade

O Grupo de Trabalho do Enoturismo (GT) formado por 22 entidades e coordenado pela Secretaria de Turismo do DF (Setur-DF) e pela Superintendência Federal de Agricultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SFA/Mapa) quer inserir a Vinícola Brasília na rota do enoturismo nacional e internacional.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com informações das agências


Na última terça-feira (8) , o grupo de trabalho fez uma visita técnica aos empreendimentos vitivinicultores que integram a vinícola, localizada no Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF). O encontro com os empresários fez parte de uma extensa agenda criada para estruturar e fortalecer o enoturismo na região.

Participaram da agenda de trabalho representantes dos órgãos do GT e sócios de alguns dos empreendimentos que formam a Vinícola Brasília, entre eles a Villa Triacca Pousada e Vinhos, Ercoara Cordeiro e Vinho, Oma Sena, Casa Vitor, Vinícola Marchese e Horus Vinhos e Vinhedos. Também acompanharam a visita o presidente do Sindicato de Turismo Rural e Ecoturismo do DF e Entorno, Fernando Mesquita; o presidente da Associação Comercial do DF, Fernando Brites, e o administrador de Planaltina, Célio Rodrigues.

A secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, que coordenou a reunião, destacou que o enoturismo no DF vai se tornar uma realidade, pois a união da iniciativa privada e de órgãos distritais e federais é imbatível. “O nosso governo é de ação e o momento agora é de agir. Esse grupo de dez empresários começou do zero, acreditou. Nossa missão agora é unir forças, estruturar, qualificar e promover o enoturismo do DF, que é um segmento muito forte dentro do turismo mundial. Vamos transformar Brasília também como a capital do enoturismo do Brasil”, afirmou a secretária.

Veja também as mais lidas do DT

Roteiro Nacional e Internacional

Cada empreendimento que compõe o projeto está se estruturando para colocar a região no roteiro do enoturismo nacional e internacional. O segmento, no entanto, está sendo projetado para ser o guarda-chuva para a oferta de outros produtos, como ecoturismo, turismo rural, gastronômico, turismo de contemplação e artesanato. De acordo com a vocação de cada propriedade, os empresários estão se organizando para oferecer experiências múltiplas em suas fazendas.

Enoturismo

O projeto da Vinícola Brasília é o carro-chefe do enoturismo no Distrito Federal, que vai impulsionar outros segmentos do turismo e a atividade agrícola na região. Essa é expectativa do superintendente Federal de Agricultura, William Barbosa, que também coordena o grupo de trabalho. “A SFA e a Setur-DF têm o desafio de mudar a realidade da agricultura do Distrito Federal, aliada ao turismo. E vamos entregar. Com o empoderamento dos produtores se sentindo pertencentes, construindo alianças e trabalhando integrados, veremos em um ano muitos resultados dessa ação conjunta”, considerou William.

Para o presidente da RuralTur, Fernando Mesquista, chegou a hora de acreditar no Cerrado, acreditar num produto novo que vai colocar Brasília no cenário nacional e internacional, não só do turismo, mas da vitivinicultura. Segundo Fernando Mesquita, “para além de agregar valor, gerar emprego e divisas, vai ser fantástico harmonizar o enoturismo com tanta coisa: turismo pedagógico, gastronômico, apreciar as belezas naturais e oferecer um turismo de experiência”.

“Não existe um grupo de trabalho constituído no âmbito da Setur que não tenha alcançado o resultado a que nos propusemos fazer. Depois de distribuir as competências, dou o primeiro passo e busco as parcerias necessárias em cada segmento. Portanto, o trabalho integrado com os órgãos do GDF, do governo federal e a inspiração dada pelo projeto da Vinícola Brasília vão virar a chave do enoturismo do Distrito Federal, do Brasil e do mundo. Saio daqui com uma certeza: vamos transformar, diversificar e ressignificar a experiência turística do morador e do visitante que vier a Brasília”, finalizou a secretária Vanessa Mendonça.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade