Maior parte dos meios de hospedagens estão irregulares no Cadastur, segundo MTur

São mais de 70% dos empreendimentos que se encontram em estado irregular no Cadastur;
a baixa adesão registrada provoca o começo de fiscalização e incentivos

REDAÇÃO com agências –

Com mais de 31.3 mil estabelecimentos de hospedagem, o Ministério do Turismo do Brasil constatou que apenas 8.154 meios de hospedagem estão no Cadastur, equivalendo a 26% de estabelecimentos em funcionamento, ou seja, com muitos empreendimentos atuando ilegalmente.

O Cadastur é obrigatório não só para os meios de hospedagem, mas também para agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, guias de turismo, acampamentos turísticos e parques temáticos.

Ampliação de fronteiras

O MTur vai iniciar uma campanha de sensibilização para reduzir a informalidade. Nesta quinta-feira (21), em parceria com a Secretaria de Estado do Esporte, Turismo e Lazer do Distrito Federal, os fiscais do orgão realizaram um mutirão de fiscalização nos hotéis da capital federal.

A iniciativa continua nesta sexta-feira (22) e tem como objetivo sensibilizar o setor quanto à importância do cadastro obrigatório no MTur, estimulando a formalização dos prestadores de serviços turísticos dos destinos.

Outros estados irão receber mutirões.

Até o final do ano, o Cadastur vai se tornar um sistema totalmente digital, com sistemas integrados para facilitar o cadastramento.

Fiscalização

Inicialmente, ela acontecerá de forma educativa, para alertar aos empresários a importância do Cadastro para o seu estabelecimento. No entanto, os servidores terão autoridade para autuar e multar, caso seja necessário, quem estiver irregular.

As multas podem variar de R$1.186 até R$ 854 mil.

Situação

O sistema conta com 61,2 mil cadastros regulares de pessoas físicas ou jurídicas. O cadastro é simples e totalmente gratuito. Baixe os formulários, preenche as informações necessárias e envie os documentos ao Órgão Delegado de Turismo.

Para verificar se o estabelecimento está cadastrado é preciso apenas acessar a página do Cadastur e realizar a busca por Unidade da Federação, Nome Fantasia ou CNPJ.

(Lucas Kina)
Redação
Redaçãohttps://www.diariodoturismo.com.br
Primeiro e-Diário de Turismo do Brasil

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Associação Brasileira de Enologia faz nota de repúdio à coluna de Hélio Shwartsman

Uma nota assinada pelo presidente da Associação Brasileira de Enologia,  Daniel Salvador e pelo presidente da Organização Internacional do Vinho e do Vinho, Regina...

Mal conservado e em dificuldades financeiras Fundo Financeiro requer falência da Braston Hotéis

O Summit Fundo de Investimento em Direitos Creditórios - Vara/Comarca: 1a Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo/SP requereu na última semana...

Booking.com apresenta as tendências de viagens pós pandemia (ou enquanto ela não acabar)

Sonhos para as próximas viagens, novos valores para a vida de viajante, cuidados que serão tomados a partir de agora e a importância em...

Maria Fumaça para Morretes volta a funcionar em novembro

Conhecida dos curitibanos por circular na cidade durante o período que antecede o Natal, a Maria Fumaça despertou o carinho do público e se...

Companhias aéreas enfrentam teste de sobrevivência com demora em retomada

A segunda onda de covid-19 atrasa a recuperação das viagens aéreas, o que torna o inverno no hemisfério norte um teste de sobrevivência para...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias

Open chat