IATA: financiamento público de medidas de saúde deve ser assegurado

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Nesta quinta-feira (2), o Conselho Internacional de Aeroportos de Montreal (ACI) e a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) solicitaram que os custos relacionados às medidas de saúde pública que objetivem mitigar a propagação de doenças transmissíveis sejam suportados pelos governos.

EDIÇÃO DO DIÁRIO (com tradução)


O efeito da pandemia do COVID-19 no setor e na economia em geral interrompeu a aviação em nível global, levando a perdas de bilhões de bilhões em receita e tráfego.

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À medida que o setor começa a reiniciar e planejar uma recuperação sustentada a longo prazo, a saúde e a segurança de passageiros e funcionários continuam sendo a principal prioridade para aeroportos e companhias aéreas. A Organização Internacional de Aviação Civil (OACI), por meio da Força-Tarefa de Recuperação de Aviação do Conselho (CART), decidiu formar uma parceria com seus Estados Membros, organizações internacionais e regionais e a indústria para enfrentar os desafios e fornecer orientação global para uma proteção segura. e reinício sustentável e recuperação do setor de aviação. As orientações do TakeOff da OACI descrevem várias novas medidas para proteger a saúde pública, que já estão sendo introduzidas por aeroportos e companhias aéreas em todo o mundo.

Dividindo responsabilidades

Para garantir sua eficácia, essas medidas – que incluem exames de saúde, sanitização e distanciamento social – exigirão a implementação pelas autoridades nacionais competentes. A ACI e a IATA acreditam que os papéis e responsabilidades existentes de governos, companhias aéreas, aeroportos e outras partes interessadas operacionais devem ser respeitados na implementação da resposta ao surto de COVID-19. As companhias aéreas e os operadores aeroportuários devem ser incluídos nas discussões nacionais para avaliar os aspectos práticos da implementação das soluções propostas pela OACI destinadas à harmonização entre jurisdições.

Reconhece-se uma colcha de retalhos de diferentes estruturas e que arrisca confundir os viajantes, introduzindo ineficiências e custos adicionais desnecessários de conformidade para passageiros, aeroportos e companhias aéreas. De fato, o Regulamento Internacional de Saúde da Organização Mundial da Saúde exige que os governos paguem os custos de medidas de saúde.

Novas Medidas

“À medida que as operações de aeroportos e companhias aéreas começam a se recuperar lentamente, a saúde e a segurança de passageiros e funcionários são fundamentais e muitas novas medidas de saúde estão sendo consideradas pelos governos para implantação nos aeroportos”, disse o diretor mundial da ACI, Luis Felipe de Oliveira.

“À medida que o setor navega nas complexidades de reiniciar as operações, a ACI acredita que o custo de qualquer medida de saúde necessária deve ser assumido pelos governos. A ACI e a IATA estão alinhadas com esse problema, conforme estabelecido na Abordagem conjunta de segurança para aviação – ACI e IATA, que foi nossa contribuição para as orientações de TakeOff da ICAO.

Isso estabeleceu que o financiamento público de medidas de saúde deve ser assegurado, incluindo, entre outros, as mudanças de infraestrutura ou operacionais necessárias para sua implementação. ”

O diretor-geral e CEO da IATA, Alexandre de Juniac, disse: “A indústria da aviação quer movimentar o mundo novamente. Trabalhamos com sucesso com a OACI e com muitos governos em todo o mundo para implementar protocolos padronizados que salvaguardam a saúde pública e dão aos viajantes a confiança para voltar aos céus. Mas a indústria ainda está à beira de um precipício financeiro. Os custos extras das medidas de saúde exigidas pelos governos devem – como recomenda a OMS – ser suportados pelos governos. Isso permitirá que a indústria concentre recursos escassos em reconectar o mundo e impulsionar a recuperação econômica. ”

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