Mais robusta, Abav Expo cresce 30%, sela parcerias e prevê público de até 40 mil profissionais do setor

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A edição comemorativa da 50ª Abav Expo registra marca recorde. Além de presença inusitada de público que, conforme sinalizou em coletiva de imprensa do evento a presidente da ABAV nacional, Magda Nassar, deve alcançar uma visitação acima dos 36 mil, inicialmente previstos, que terão acesso a 2059 marcas expostas, até a próxima sexta feira (29).

A organização da feira convidou 50 compradores internacionais, que fizeram um pré reconhecimento do destino Rio, cidade que sedia o encontro do trade do turismo e atraiu ainda outra meia centena de gestores de viagens de corporações brasileiras. Aproximação que, conforme a presidente da entidade especialmente para o contato com produtos e serviços, conteúdos e oportunidades de negócios no pavilhão do Riocentro, soluções distribuídas pelos 38 mil metros quadrados de área.

“A cada 40 minutos é realizada uma capacitação, durante o expediente de
três dias da feira”, Magda Nassar, presidente da ABAV Nacional

Ao festejar as parcerias com o setor público, através do Ministério do Turismo e Embratur, Nassar assinalou que a Abav Expo é polo de divulgação dos destinos brasileiros, com 26 estados representados na feira, registrando apenas a ausência do Amazonas, mas que se faz presente pela capital Manaus. E a dirigente computa, também, a participação de 15 países expositores o que significa via de duas mãos, numa troca espontânea, ao se apresentarem ao trade nacional e, ao mesmo tempo, terem contato com o potencial turístico do País.

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No total de arenas temáticas, outro registro que coloca a 50ª. Abav Expo entre as edições de maior êxito da história do evento, de acordo com Nassar. “A cada 40 minutos é realizada uma capacitação, durante o expediente de três dias da feira”, sintetiza, ao contabilizar que mais de 6 mil pessoas terão sido beneficiadas com novos conhecimentos, fator de ganho em cadeia para a atividade do turismo.

A força e a retomada do turismo

A reforma tributária e os caminhos para viabilizar a desejada equidade fiscal para os negócios do turismo e a viabilização, em definitivo da Lei Geral do Turismo, são temas latentes no dia-a-dia do trade. A presidente da ABAV brindou os avanços obtidos na esfera legislativa em Brasília, com mais de 14 emendas publicadas.

“Nos primeiros 8 meses do ano, o turismo rendeu R$ 22 bilhões em divisas…já recuperamos os índices de visitação de antes da pandemia”, Marcelo Freixo, presidente da Embratur

A retomada da atividade do setor de viagens foi assinalada pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo. “Já recuperamos os índices de visitação de antes da pandemia”, ao considerar que no período de janeiro a agosto deste ano o turismo gerou divisas da ordem de R$ 22 bilhões, conforme aferido pelo Banco Central. A cifra é superior a todo volume de ingresso de recursos do exercício de 2022. Entre as boas novas, adiantou que prosperam acordo com as aéreas TAP com mais de 11 novos voos a partir do Brasil e a Copa Airlines que passa a operar o destino Foz do Iguaçu, o que viabiliza novas chegadas de turistas.

Evento é caixa de ressonância do setor, avalia Celso Sabino, ministro do Turismo

O titular da pasta do Turismo foi presença constante em todos os momentos do primeiro dia da 50ª Abav Expo. Acentuou para a mídia especializada do segmento o evento como elemento agregador para imagem e negócios da cadeia. Citou progressos da reforma tributária e dos investimentos em infraestrutura com obras de acesso aos destinos, serviços turísticos e ampla divulgação de localidades com potencial de visitação, algumas desconhecidas do próprio brasileiro, conforme observou Sabino. Considerou, ainda, nichos que não alavancaram como seria ideal, como o do alto luxo que, apesar de condições favoráveis, registra índice baixo de ocupação, em torno de 43%.

“Temos no Brasil cidades criativas e inteligentes com ocupação a ser melhorada”, Celso Sabino, ministro do Turismo

O turismo oficial acaba de lançar, informou o ministro, a campanha ontem “Conheça o Brasil voando”, com novos destinos contemplados pelo esforço de promoção e novas malhas aéreas. Outra ação a ser incentivada é a do stopover, direcionado especialmente para estrangeiros em visita ao País, que têm como porta de entrada aeroportos de grandes metrópoles. Com o mesmo objetivo de colocar o destino Brasil no centro das atenções, o ministro relacionou a plotagem de aeronaves, assim como o estímulo em gravações no
interior das aeronaves para que o viajante programe com antecedência de 5 meses a viagem para se valer das promoções.

Por: Cecília Fazzini

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