Manifestação no Chile coloca em cheque o ultraliberalismo

Continua depois da publicidade

Desde o governo Pinochet o Chile passou a implementar uma agenda de reformas nos moldes do ultraliberalismo. Essa agenda de reformas levou o país ao centro do interesse do mercado financista, mas, por outro lado, é comum observarmos em Santiago idosos como caixas de supermercados, atendentes e em outras funções de entrada no mercado de trabalho destinadas aos jovens.

EDIÇÃO DO DIÁRIO

O aumento das passagens de metrô ao equivalente a R$4,80 deflagrou uma onda de protestos. Provocou também declaração de estado de emergência pelo presidente Piñera. O metrô é item importante no modal de transporte de Santiago. No Peru a maioria fujimorista colocou em cheque as instituições da república. Tudo motivado por uma intensa luta com fundo político e partidário. Liberalismo nos moldes sul-americanos contra populistas de esquerda. No Equador uma revolta indígena fez o governo recuar no aumento de cerca de 100% nos preços dos combustíveis.

Veja também as mais lidas do DT

Na Argentina vitória eminente do Kirchnerismo e mais um calote argentino em razão em razão da histórica baixa nas reservas cambiais. Tudo envolto pelo descuido social de todos esses países e reformas que atingem exatamente as classes com menos recursos. Aqueles que deveriam alçar a classe média e empurrar o crescimento dos países. E o Brasil não foge à esse cardápio indigesto.

A América do Sul ainda não conseguiu implementar um programa realmente liberal, mas com respeito também aos direitos sociais e com redução do buraco negro da máquina administrativa. Comum a todos esses países um baixo nível educacional, de educação financeira e democracia débil que flerta com autoritarismo a todo momento, além da alta criminalidade, dentre outros motivos para crises.

Ocorre que há na América do Sul a eterna confusão entre público e privado, políticos populistas e uma burocracia que requer gastos de corte imperial. Palácios de governo, de Justiça, serviçais, lagosta, presunto de parma, prédios públicos inacessíveis ao povo, carros oficiais, viagens desnecessárias etc.

Aí reside a maldição do subdesenvolvimento sul-americano.

Sobre Cassio Faeddo: Advogado. Mestre em Direitos Fundamentais. MBA em Relações Internacionais. Autor da obra “Erradicação do Trabalho Infantil”, Editora Lesto, São Paulo.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade