Monte Verde: gastronomia, amor e muita vida

Continua depois da publicidade

Antes conhecida como “a cidade da Lua de Mel”, Monte Verde se adaptou ainda mais para receber viajantes de outros naipes

Por Lucas Kina –

Lugar que apaixona pela simplicidade e conquista pelo estômago, Monte Verde pode ser considerada uma “mini-europa” somente a 166 km da capital paulista, um pouco mais de 2 horas de viagem. Um dos distritos de Camanducaia-MG, o destino possui um pouco mais de 5 mil habitantes e abriga descendentes de alemães, húngaros, croatas, chilenos, italianos, suíços, letões, espanhóis e os amados mineiros.

Segundo o assessor da Secretaria de Turismo e curador do Festival Gastronômico de Monte Verde, Tiago Mentor, o foco do distrito é muito voltado à gastronomia e em ser um destino para casais, principalmente, além do turismo radical que a região também permite.

“Alguns chalés e hotéis por aqui aceitam animais (cães, gatos), mas não crianças. Os empreendimentos são completamente voltados para o ‘turismo romântico’, porém alguns já se adaptaram a esse tipo de turista. Nós já fomos conhecidos como ‘A capital da Lua de Mel’ no Brasil’.

Veja também as mais lidas do DT

Dados

Segundo o próprio Tiago, o local possui um número aproximado de 200 hotéis e chalés na região de Monte Verde, perdendo em hospedagem apenas para a capital do Estado, Belo Horizonte, que fica a um pouco mais de 400 km dali. Durante o ano, o assessor estima que Monte Verde receba por volta de 150 mil pessoas, ou seja, o número de habitantes do distrito multiplicado por 30.

Lugares

Arsenal da Cerveja, localizado na Galeria Suiça (Foto: DT)
Arsenal da Cerveja, localizado na Galeria Suiça (Foto: DT)

Na estadia de três dias, nota-se que a cidade, além de pacata e aconchegante, demonstra vontade em receber visitantes. A primeira parada foi no restaurante Dona Manduca, seguido de uma visita à Fábrica de Chocolate Gressoney, que apresentou a história e a tradição dos chocolates mais procurados de Monte Verde, segundo um dos donos, Gerson Godoy. Mais tarde, o jantar ocorreu no Villa Amarela.

Nos outros dias, paradas na Embutidos Manduca, Arsenal da Cerveja, Confraria Paulistânia e Fábrica de Geleias Edelweiss temperaram a visita e construíram aquilo que o guia da viagem já havia contado quanto a gastronomia de Monte Verde. A última, principalmente, retratou e sintetizou os distrito de forma deliciosa e caseira.

“Em Monte Verde se come muito bem”

Edmundo e Isa, donos da Geleias Edelweiss (Foto: DT)
Edmundo e Isa, donos da Geleias Edelweiss (Foto: DT)

A frase é de Edmundo Agudo, dono da Edelweiss Geleias. Junto com sua esposa, Isa, eles desenvolvem geleias a pouco mais de um ano, levando o negócio, como diz Edmundo, com muito amor, dedicação e trabalho. Ele é naturalizado brasileiros mas de origem espanhola, porém, declara inúmeras vezes durante a visita à fábrica, seu amor pelo país: “Sou mais brasileiros que muitos de vocês aqui”, diz em meio à risadas.

Além do bom tratamento e o empenho na produção, surpreende também o currículo de Edmundo. Entre a vida em países como Espanha, Argentina, entre muitos outros, o espanhol já trabalhou na ONU como químico nuclear.

Apaixonante

Alguns empreendimentos e residencias de Monte Verde possuem aspecto arquitetônicos inspirados em casas suíças e germânicas, entre outros, pois foram povos que marcaram a formação histórica da cidade (Foto: DT)
Alguns empreendimentos e residencias de Monte Verde possuem aspecto arquitetônicos inspirados em casas suíças e germânicas, entre outros, pois foram povos que marcaram a formação histórica da cidade (Foto: DT)

Uma semana após a ida ao distrito e ainda é difícil sintetizar em palavras o astral do local. Com recepção diferente do clima temperado predominante ao longo do ano, Monte Verde conquista pela simplicidade e principalmente pelos sabores. Tente não ter vontade de retornar e falhe na investida.

Durante o período de 18 de outubro a 29 de outubro, Monte Verde recebe o Festival Gastronômico de 2017, com o tema de “Sabores e Saberes da terra”.

Serviço

*O DIÁRIO foi convidado pelo Turismo de Monte Verde e pela A4 & Holofote à participar de uma presstrip de três dias e ficou hospedado no Esquilo Hotel & Chalés
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade