Movimento Vai Turismo lançará campanha em mídias sociais

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Projeto que reúne instituições, especialistas e profissionais do trade turístico quer reforçar papel estratégico do setor para a economia do Brasil e conquistar mais espaço nos planos de governo.

Nesta quinta-feira, dia 21 de julho, as 30 principais entidades empresariais do turismo brasileiro e as Federações do Comércio (Fecomércios) do Brasil lançarão, em suas mídias sociais, uma campanha reforçando a importância do turismo como vetor de desenvolvimento social.

Com a hashtag #vaiturismo2022, a ação visa reforçar o pleito do setor de conquistar espaço para o turismo nos planos de governo. Por isso, a campanha durará até o dia 2 de outubro, data das eleições gerais no País.

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A iniciativa faz parte do movimento Vai Turismo – Rumo ao Futuro, lançado em 2021 pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

A ação reuniu as entidades empresariais do setor e representantes da cadeia produtiva, com o propósito de criar um movimento nacional com pessoas e organizações na elaboração de recomendações de políticas públicas para colaborar com o impulsionamento do setor turístico, especialmente após os impactos da pandemia de covid-19.

Documento com propostas para os presidenciáveis

O primeiro grande passo do movimento foi o desenvolvimento do documento Propostas e Recomendações de Políticas Públicas de Turismo – Nacional.

O documento foi entregue aos pré-candidatos à Presidência Jair Bolsonaro, Simone Tebet, Luiz Inácio Lula da Silva, e ao ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, juntamente com a Agenda Institucional do Sistema Comércio.

Para a elaboração das propostas, o Vai Turismo promoveu mais de 100 encontros técnicos, entre reuniões e workshops, e reuniu cerca de 300 organizações signatárias.

Foram desenvolvidos: um benchmarking que mapeou práticas internacionais inspiradoras para o turismo sustentável, pesquisas de percepção e 27 diagnósticos das unidades federativas com base na metodologia de Destinos Turísticos Inteligentes.

Com base na relatoria e na sistematização dos temas debatidos em cada estado, os tópicos em comum transformaram-se em demandas regionais, e as prioridades regionais se consolidaram na agenda nacional.

A agenda nacional aponta, entre as macroestratégias, cinco temas necessários à consolidação e à competitividade do setor: Investimentos Convergentes, Inteligência, Incentivo, Oferta Qualificada e Governança.

Em agosto, também será realizada a entrega de 27 documentos estaduais.

Confira o documento Propostas e Recomendações de Políticas Públicas de Turismo – Nacional


Veja abaixo as entidades que apoiam as Propostas e Recomendações de Políticas Públicas:

1. Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)

AGÊNCIAS DE VIAGENS

2. Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional)
3. Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp)
4. Associação Latino-Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (ALAGEV)
5. Federação Nacional de Turismo (FENACTUR)

PROMOTORES E EMPRESAS DE EVENTOS

6. Associação de Marketing Promocional (AMPRO)
7. Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC Brasil)
8. Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape)
9. União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (Ubrafe)

MEIOS DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO

10. Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional)
11. Associação Brasileira de Resorts (Resorts Brasil)
12. Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel)
13. Associação Nacional de Restaurantes (ANR)
14. Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA)
15. Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB)

OPERADORAS DE VIAGENS

16. Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (BRAZTOA)

PARQUES TEMÁTICOS

17. Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (SINDEPAT)

TRANSPORTE AÉREO

18. Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR)

TRANSPORTE MARÍTIMO

19. Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil)

TRANSPORTE TERRESTRE

20. Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais (ABOTTC)
21. Associação Nacional dos Transportadores de Turismo e Fretamento (ANTTUR)
22. Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA)

ECOTURISMO E TURISMO DE AVENTURA

23. Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta)

TURISMO SOCIAL

24. Associação Brasileira de Turismo Social (ABRASTUR)

TURISMO DE LUXO

25. Brazilian Luxury Travel Association (BLTA)

TURISMO RECEPTIVO

26. Associação Brasileira de Turismo Receptivo Internacional (Bito)
27. Associação Brasileira de Turismo Receptivo (RECEPT Brasil)

MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

28. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional)

GESTÃO E PROMOÇÃO DE DESTINOS

29. Brasil Convention & Visitors Bureau
30. União Nacional dos CVBs e Entidades de Destinos (UNEDESTINOS)

Também assinam as propostas as Federações do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) das 27 unidades federativas.


EDIÇÃO DO DIÁRIO DO TURISMO com agências.

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