O meio de transporte 100% limpo que vai conectar a CPTM ao Aeroporto de Guarulhos

Ao todo serão 3 veículos com wifi, som ambiente, painéis de informação, espaço para bagagens e ar-condicionado e com capacidade para transportar 200 passageiros cada

POR REDAÇÃO

O Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos ganhará uma conexão direta com a linha 13-Jade da CPTM. O trajeto de um pouco mais de 2km, hoje percorrido de ônibus, será realizado pelo APM (Automated People Mover).
A tecnologia 100% brasileira e sustentável foi criada por Oskar Koester e já é utilizada em outras regiões como Porto Alegre e Indonésia. A concessão do trajeto foi assinada na quarta-feira (8).
O APM funciona por meio de um sistema de bombeamento de ar que movimenta uma vela instalada na parte inferior do veículo, proporcionando um deslocamento rápido e com zero emissão de poluentes.
Ao todo serão 3 veículos com wifi, som ambiente, painéis de informação, espaço para bagagens e ar-condicionado e com capacidade para transportar 200 passageiros cada.
O sistema terá 2.730 metros de extensão e 4 estações – a estação Aeroporto da CPTM e os 3 terminais do aeroporto. O tempo estimado de viagem é de 6 minutos.
O prazo de entrega da tecnologia é de 24 meses, mas a Secretaria de Aviação Civil acredita que o sistema ficará pronto entre o final de 2022 e o começo de 2023.
O Governo Federal também assinou uma concessão, possibilitando que parte da outorga devida pela concessionária do aeroporto seja usada na obra.

CADASTRE-SE GRATUITAMENTE

TENHA ACESSO À CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

+ 300 MATÉRIAS COM CONTEÚDO DIRECIONADO

RECEBA AS ATUALIZAÇÕES EM 1ª MÃO

Tenha acesso ILIMITADO ao conteúdo EXCLUSIVO de turismo.

Conteúdo exclusivo

Recentes

Mais do DT

Atendimento Comercial