A Entidade Regional de Turismo do Alentejo, a maior região de Portugal, revelou os vencedores do Prêmio Turismo do Alentejo 2014. No total, 63 projetos foram nomeados para sete categorias do concurso: Melhor Empreendimento Turístico, Melhor Gastronomia, Melhor Enoturismo, Melhor Animação Turística, Melhor Turismo Rural, Melhor Evento e Melhor Projeto Público.
O Torre de Palma – Wine Hotel, localizado em Monforte, ganhou na categoria Melhor Empreendimento Turístico. O prêmio de Melhor Animação Turística foi para o Vertigem Azul – Turismo de Natureza, por seus passeios no Sado e na costa de Tróia para observação de golfinhos e de aves. A Gadanha Mercearia, que fica na cidade de Estremoz e combina a venda de produtos regionais gourmet e uma cozinha de alto padrão, brilhou na categoria Melhor Gastronomia. Destaque também para o Sublime Comporta Country Retreat & Restaurant, localizado em Comporta, que foi o vencedor de Melhor Turismo Rural. A premiação na categoria Melhor Projeto Público foi para a requalificação dos Espaços Urbanos da Mouraria.
Outras empresas e empreendimentos receberam menção honrosa durante a premiação. O Festival Internacional de Balões de Ar Quente e o festival de contos Palavras Andarilhas foram destacados como Melhores Eventos. O hotel de charme A Serenada, em Grândola, teve menção honrosa na categoria Melhor Enoturismo e como Melhor Animação Turística foram premiados os receptivos de paraquedismo Skydive Portugal – Come Fly e Skydive Europe – Geth High. A Train Spot Guesthouse, em Marvão, e a Herdade Água d’Alte, em Redondo, foram reconhecidas como Melhor Turismo Rural. A menção honrosa na categoria Melhor Empreendimento Turístico foi para o Hotel Rural Horta da Moura.
Veja também as mais lidas do DT
Além destes, o Cante do Alentejo, tombado Patrimônio Mundial pela UNESCO, ganhou o Prêmio Especial de Turismo, em uma distinção extra.