De acordo com estimativas do Ministério do Turismo, Pernambuco irá receber cerca de 870 mil turistas (quem dorme pelo menos uma noite no destino). E quase um milhão e meio de visitantes (aquele que vem para o Carnaval e retorna ao fim do dia para o seu estado de origem) são esperados em Pernambuco. Em 2014, o estado recebeu cerca de 1,3 milhão de visitantes (dados Empetur).
No ano passado, a permanência média dos turistas foi de nove dias e o gasto médio diário de R$ 165. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH), a ocupação hoteleira de Pernambuco nesta semana pré-Carnaval está em 85% e deverá chegar aos 90% no período carnavalesco, com algumas cidades atingindo a ocupação de 100%. Em torno de R$ 20 milhões estão sendo investidos no Carnaval de 2015.
Como tem acontecido nos últimos anos, o Governo do Estado, por meio das secretarias de Cultura e de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, irá manter a tradição e realizará um Carnaval que valoriza os artistas locais, além de plural e para todos os gostos. Mais de 90% da grade é ocupada por artistas pernambucanos. “Queremos que os turistas conheçam o que de melhor tem na cultura do nosso estado, seja em Nazaré da Mata, apreciando os maracatus, seja em Bezerros, com os papangus, nas ladeiras de Olinda, ou escutando muito frevo no Recife”, informa o secretário de Turismo, Esportes e Lazer do Estado, Felipe Carreras.