Presidente da ABAV-SP, Edmilson Romão, visita redação do DIÁRIO

Continua depois da publicidade

RETRÔ 2018 – publicado dia 18 de janeiro

Romão, que é agente de viagem profissional e dirige a L’équipe viagens corporativas, propõe ser um facilitador entre a entidade e os pares profissionais

REDAÇÃO DO DIÁRIO

O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo (Abav-SP), Edmilson Romão visitou a sede do DIÁRIO em São Paulo esta semana para um breve diálogo com a Redação. Edmilson que é formado em Turismo e com especialização em tecnologia e administração foi eleito em outubro do ano passado para o Biênio 2018/2019 à frente de uma entidade com 450 associados. “Quero revigorar o espírito associativo e prestar um serviço à entidade com foco na empresa e falar a mesma linguagem do agente de viagem”, disse ao DT.

Romão, que é agente de viagem profissional e dirige a L’équipe viagens corporativas, propõe ser um facilitador entre a entidade e os pares profissionais. “É evidente que temos inúmeros entraves em nossa profissão e que são externos (citou entre alguns, as agências online), no entanto uma agência fecha ou estagna por problemas inerentes, que estão na própria forma de administração, gestão e planejamento”, enumerou.

Veja também as mais lidas do DT

Edmilson completa afirmando que por falta de um maior rigor nos procedimentos, nas análises de mercado, nas receitas, no retorno de investimento, entre outros, a empresa não se desenvolve. “São fatores mais endógenos que exógenos”, explica.

Imposto

O presidente da entidade falou também sobre o Imposto sobre Serviços (ISS) que incide em atividades das agências de viagens que agora é cobrado exclusivamente sobre a comissão recebida pela venda dos produtos turísticos e sobre taxas de serviço cobradas diretamente ao consumidor.

A medida padroniza a cobrança de ISS sobre a venda, por exemplo, de pacotes turísticos compostos de bilhete aéreo e hospedagem. Nesses casos, a remuneração da agência de turismo ocorre na forma de comissão paga pela companhia aérea e pelo hotel. “Iremos pleitear junto com outras entidades, como a Abav Nacional que o imposto retido de 2% a 5% seja o líquido e não o bruto”, afirmou.

Ao cobrar o ISS alguns municípios têm considerado como base de cálculo o valor total do pacote turístico e não apenas a comissão recebida pela venda do mesmo.

A cobrança do ISS é regulamentada pela Lei Complementar 116/2003, que determina ser o imposto de competência dos municípios e do Distrito Federal, podendo variar de 2% a 5% sobre a prestação de serviços discriminados em lista anexa à lei, na qual estão “serviços relativos a hospedagem, turismo, viagens e congêneres”.

Futuro e pergunta

Edmilson também comentou sobre a sobrevivência das agências em tempos de recessão econômica. “As que ficaram é porque se segmentaram, olharam a economia de forma global, se anteciparam à crise e fizeram análises de risco. Conseguiram entregar consultoria a seus clientes”, afirmou ao DT.

“O agente de antigamente está extinto e o cliente também. Olhemos para o futuro. O cliente hoje estuda, compara preços e compra onde lhe convém. Mas nem tudo é preço. O próprio Booking.com tem uma ferramenta que pede uma avaliação do passageiro sobre a viagem feita. Quantos agentes de viagens hoje ligam para o cliente depois que ele viajou e pergunta: ‘como foi sua viagem?”. Fica a questão.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade