Resorts Bourbon têm práticas sustentáveis que servem de modelo para hotelaria

Continua depois da publicidade

REDAÇÃO DO DIÁRIO

José Ozanir, diretor regional da rede Bourbon de Hotéis

Várias iniciativas sustentáveis que são praticadas dentro de hotéis e resorts não são vistas e entendidas a olho nu. A maioria dos hóspedes vão aos hotéis para descansar e se distrair, não para observar medidas que poupem energia, economizem água, matéria-prima ou insumos. No entanto, essas ações existem e no Bourbon Atibaia, um dos três resorts da rede paranaense, essas ações saltam aos olhos.  Mais que vender a imagem de uma rede sustentável, a Bourbon pratica uma série de iniciativa que a outorgam como um grupo hoteleiro comprometido com os ecossistemas e com as pessoas.

Conversamos com o diretor regional do grupo hoteleiro, José Ozanir. Segundo ele, a (rede) Bourbon é amiga do planeta. “Reciclamos 100% do nosso lixo. Transformamos adubos orgânicos em adubo natural a partir de um sistema de compostagem e utilizamos energia elétrica limpa, gerada a partir de fontes renováveis”, afirma Ozanir ao DT. Tanto o Bourbon Atibaia, o Bourbon Foz do Iguaçue o Bourbon Assuncion produzem as suas próprias hortaliças em horta própria, sem uso de agrotóxicos. Confira detalhes dessas ações na entrevista abaixo:

Assunto: Consumo de energia; práticas para sua redução ou alternativas
DIÁRIO – Quanto um resort do tamanho do de Atibaia consome de energia e quais são as práticas e/ou ações realizadas nos últimos anos para usos alternativos?
JOSÉ OZANIR – Atualmente compramos Energia no Mercado Livre. Isso nos trouxe uma enorme economia nesta linha de custos do Resort. Podemos dizer que economizamos em torno de 45%. No último trimestre consumimos 655.921 kW/h.

Com esta iniciativa, contribuímos utilizando a energia que é excedente em outras empresas aonde a oferta foi superior a demanda. A produção de energia é economizada pelo fato de utilizarmos o que “sobra” em outras empresas cuja demanda foi inferior ao contratado.

Ao longo do tempo já vínhamos fazendo economia utilizando energia produzida por equipamentos geradores que funcionam com combustão de óleo diesel. Esta forma de energia era utilizada nos horários de “pico” de consumo, entre as 18 e 20 hs dos dias úteis.

Temos utilizado Trocadores de Calor para aquecimento da água das Piscinas externas. Uma economia do uso de energia elétrica que é menos sustentável e cara.

Veja também as mais lidas do DT

Além de tudo isso, em paralelo, visando consumo menor de gás e energia elétrica para algumas de nossas piscinas temos aquecedores que queimam resíduo de bagaço de cana de açúcar e madeira de plantio regularizado, peletizados. O Equipamento utilizado não produz fumaça deixando o ar do ambiente sem ser afetado com fumaça ou cheiro residual.

Para o aquecimento da água de cozinhas e chuveiros, utilizamos aquecedores à gás que geram uma energia menos onerosa e menos poluente ao meio ambiente.

Assunto: Consumo de água; práticas para sua redução

DIÁRIO – Quanto um resort do tamanho do de Atibaia consome de água e quais são as práticas e/ou ações realizadas nos últimos anos para usos alternativos?

JOSÉ OZANIR – No último trimestre, tivemos um consumo de cerca de 11.005 metros cúbicos de água. Obviamente que varia de acordo com a taxa de ocupação. Na nossa área não temos água potável fornecida pelo sistema público. Desta forma, possuímos poços artesianos que abastecem o Resort. Todos os poços são devidamente tratados e mantidos seguindo as regras sanitárias. A água recebe o tratamento para que não tenha sua potabilidade afetada. Para redução do consumo, utilizamos águas excedentes e não potáveis para a irrigação dos campos e jardins.

Para diminuir o consumo e combater o desperdício utilizamos torneiras com redutores de vazão que diminuem sensivelmente o fluxo da água excedente.

Igualmente, temos válvulas de descarga que reduzem o volume de água nas descargas.

Assunto: Práticas para a redução de resíduos

DIÁRIO – Quais são as práticas dos resorts da Bourbon para a reduçao de resíduos orgânicos e não orgãnicos?

JOSÉ OZANIR – Os resíduos orgânicos gerados pelas cozinhas são separados para que possamos utilizar nas nossa área de compostagem. Temos dois sistemas de compostagem que utilizam os resíduos orgânicos de cozinhas (cascas e restos de frutas e legumes), folhas e resíduos de jardins. O material orgânico que é produzido é utilizado em nossa horta orgânica (cerca de 1,5 hectares ou 15.000 m2). Também utilizamos para melhorar nossas áreas de frutíferas, jardins e árvores ornamentais existentes em todo o Resort.

O Resort tem um grupo de funcionários que fazem parte de um Comitè (chamamos de “Comitè de Ecologia”). Ele atua em algumas frentes mas basicamente atua com a finalidade de conscientizar o público interno a terem uma melhor consciência ecológica e de atitudes sustentáveis. Realizamos reuniões mensais e discutimos ações neste sentido. Fazemos ações pontuais em datas importantes: Dia da Água, Dia da Árvore, Dia do Solo, Dia da Ecologia, etc.

Fazemos reciclagem de Latas, Plásticos, Papéis e Papelão, óleo de Cozinha e Baterias. Os materiais separados são reciclados, pesados e entregues para empresas que utilizam estes itens para algum tipo de reuso.

DIÁRIO – Vocês têm uma Estação de Tratamento de Esgoto?

JOSÉ OZANIR – Exatamente. E nossa estação é exemplar no nosso segmento. Todo este esgoto é tratado e descartado com as taxas de potabilidade exigidas pelos órgãos ambientais. Para isso, nosso equipamento recebe os cuidados de manutenção corretiva e preventiva de forma muito responsável.

 

Nossa equipe é treinada para operar o sistema de acordo com o que é exigido pelo fornecedor do equipamento, pelo que é orientado pela Empresa que nos dá Assessoria Técnica neste quesito. Além desta empresa, temos um Químico Responsável e entregamos mensalmente os relatórios de controles exigidos pelos órgãos do meio ambiente.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade