Shoppings de São Paulo estendem horário neste fim de ano (Veja a lista!)

Continua depois da publicidade

São Paulo tem 58 shoppings em funcionamento espalhados por toda a cidade

Por Ricardo Parra*

Um fato sabido e reconhecido por um grande número de pessoas diz bastante sobre o comércio na cidade de São Paulo, ainda mais nesta época de fim de ano: a maior flexibilidade no horário de funcionamento dos grandes centros de compras – popularmente conhecidos no Brasil por shopping centers.

Aqui na Pauliceia completamente desvairada, existem shoppings em todas as regiões da cidade espraiados em quase todos os bairros. Desde os mais populares – aliás, são os mais frequentados –, aos mais sofisticados. Aqui cabe uma pequena explicação: sofisticado se refere à disponibilidade de se poder comprar “artefatos” de maior valor agregado, em geral, de marcas/grifes estrangeiras não comumente encontrados em outros locais.

Veja também as mais lidas do DT

A praia do paulistano

Aquela história propagandeada Brasil afora que praia de paulistano é o shopping… Bem, na verdade é muito mais do que isto, porque estes centros empregam milhares de pessoas gerando, portanto, emprego e renda e proporcionando diversão, passeios, encontros e reencontros. Além, claro, das praças de alimentação que possuem muitas opções para comer e beber que reforçam a fama da cidade no que diz respeito a sua gastronomia nacional e internacional.

Sem mencionar os variados atrativos que estes estabelecimentos proporcionam, principalmente neste mês: para as crianças, o Papai Noel, a neve artificial, trenós montados e bonecos de renas. Para os adultos, as promoções como aquelas nas quais carros são sorteados a partir de compras feitas fazem com que a disposição em gastar aumente um pouco.

Vale ressaltar que dos 568 em funcionamento no território nacional, 182 se concentram no estado de São Paulo e 58 apenas na capital bandeirante. Os dados são da ABRASCE – Associação de Shopping Centers do Brasil (http://www.portaldoshopping.com.br/).

Horários de funcionamento

Deixar para comprar os presentes e os itens para a ceia de Natal e de Ano Novo para o derradeiro dia não é uma exclusividade paulistana. Nem minha, nem sua: é de quase todos mesmo. Mas, em uma cidade com 12 milhões de habitantes e que recebe um aumento no fluxo de pessoas nesta época do ano, as tais compras de última hora podem se transformar em uma grande dor de cabeça. Ou não, como diria um famoso cantor baiano. Veremos o porquê a seguir.

Por quê? Todos os shoppings estabelecidos em São Paulo estenderão o horário de funcionamento para poder atender o público “atrasado”, e também para atender àqueles que têm pouca disponibilidade de tempo.

O decano de todos eles, o Shopping Iguatemi, inaugurado em 1966, situado na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2232, no Jardim Paulistano, já está funcionando de segunda a sábado, das 10h às 23h e aos domingos das 11h às 22h até o dia 23/12. Para os mais atrasados e com pouco tempo, o Iguatemi vai abrir também dia 24, das 10h às 18h.

Outro shopping bastante importante e muito frequentado, o Center Norte, na Travessa Casalbuono, 120, Vila Guilherme abrirá suas portas, a partir de 18/12 até 23/12, das 10h à meia-noite, de segunda a sábado; aos domingos das 10h às 23h, e no dia 24/12, das 10h às 18h. Ele é o maior de São Paulo em tamanho e também o maior em volume de vendas. Lá você pode passear por horas e encontrar tudo o que precisa. O Center Norte tem a vantagem de ser perto da estação do metrô Tietê-Portuguesa.

Alguns shoppings abrirão, inclusive, no dia de Natal. Dentre eles, o Butantã Shopping das 12h às 20h, na Avenida Francisco Morato, 2.718, no Butantã; e o Cidade de São Paulo das 14h às 20h, na Avenida Paulista, 1.230, Bela Vista.

o Center Norte, na Travessa Casalbuono, 120, Vila Guilherme abrirá suas portas, a partir de 18/12 até 23/12, das 10h à meia-noite, de segunda a sábado (Foto: arquivo DT)
O Center Norte, na Travessa Casalbuono, 120, Vila Guilherme abrirá suas portas, a partir de 18/12 até 23/12, das 10h à meia-noite, de segunda a sábado (Foto: arquivo DT)

Dica para enfrentar o mar de gente

Não é fácil fazer compras em dezembro, afinal, o fluxo de pessoas aumenta bastante. Mas, com os horários estendidos em mais de 1h em todos os shoppings, aventurar-se a passear pelo comércio pode não ser este transtorno todo. Uma dica? Fazer um rol de presentes a ser comprados de antemão, definir o cardápio das ceias ainda em casa e verificar qual é o shopping mais perto de você e as facilidades de chegar lá, podem transformar esta época de loucuras natalinas em horas mais agradáveis.

Afinal, não há escapatória à citada loucura. E, de maneira alegre, é bom que não haja mesmo!

Confira a seguir os horários de funcionamento em alguns dos shoppings:

http://www1.folha.uol.com.br/o-melhor-de-sao-paulo/2017/compras/2017/12/1939870-confira-os-horarios-estendidos-do-comercio-neste-fim-de-ano.shtml

Parra DT

*Ricardo Parra é piracicabano e mora em São Paulo há 16 anos. Jornalista, já foi editor, redator, roteirista, apresentador e repórter. Apaixonado pela Pauliceia, é autor do livro “São Paulo Cidade Anônima”. Assina o site – site: http://urbi-et-orbi-sp.blogspot.com.br/

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade