Vander Lima, gerente operacional do Vila Galé: “tecnologia reinventou a operação”

Vander Lima é gerente de operações do Vila Galé Eco Resort do Cabo

REDAÇÃO DO DIÁRIO

Recepção,  governança,  A&B, serviços gerais, RH, manutenção preventiva, lavanderia,  restaurante, jardinagem, spa… esses são alguns, talvez os principais, setores de um hotel que um gerente de operações precisa estar atento. Em outras palavras,  quase tudo!

Vander Lima é gerente de operações do Vila Galé Eco Resort do Cabo e esses setores ele tem que supervisionar diariamente. Numericamente falando são 295 apartamentos mais quatro suítes executivas e uma suíte presidencial.

“A operação de um hotel foi reinventada com a tecnologia digital. Mas é claro, o serviço não diminuiu, apenas mudou de lugar”, adianta o carioca de Angra dos Reis ao DIÁRIO.

Tudo junto

Segundo o gerente, a hotelaria hoje experimenta todos os benefícios dos softwares administrativos, que agilizam, organizam tudo o que – em menos de 10 anos – era feito manualmente. “Estamos em uma época em que planejamento, controle e execução andam praticamente juntos. Isso nos permite antecipar as necessidades dos hóspedes e também atendê-los diante de um imprevisto”, explica o gerente.

Lima: " Planejamento, controle e execução andam praticamente juntos"
Lima: ” Planejamento, controle e execução andam praticamente juntos”

Softwares

Para Vander, comandar a operação do Vila Galé é complexo porque ele recebe diferentes tipos de clientes: são grupos, casais, idosos, pessoas com restrições alimentares, restrições de acessibilidade etc. “É por isso que fazemos um mapeamento prévio de nossa clientela e antes mesmo do hóspede chegar já sabemos, em grande parte, as suas necessidades”, explica.

“Os softwares que utilizamos nos permite controlar em tempo real o estado de conservação dos equipamentos, o trabalho da equipe, a condição e quantidade de defeitos, entre outras informações, tudo isso torna mais ágil o trabalho e portanto, a satisfação do hóspede”, acrescenta Lima.

Segundo Vander, manutenção correta aumenta o tempo de vida dos equipamentos
Segundo Vander, manutenção correta aumenta o tempo de vida dos equipamentos

All Inclusive

Todos os hotéis hoje, sejam pequenos ou gigantes, visam reduzir custos sem que isso altere a qualidade de serviço prestado ao hóspede.  Nos sistemas all inclusive – que aparentemente são esbanjadores e desregrados, há um controle rigoroso na operação.

“Com o mapeamento das características dos hóspedes, sabemos com antecipação e com uma margem pequena de erro a quantidade certa de alimentos que ele consumirá nos dias de sua estadia. Isso vai tudo para o sistema”, enumera.

O Vila Galé Eco Resort do Cabo recebeu o prêmio “Guest Review Awards” da plataforma Booking.com
O Vila Galé Eco Resort do Cabo recebeu o prêmio “Guest Review Awards” da plataforma Booking.com

Redução de custos

“Com essa gestão na operação, economizamos com os equipamentos já que com uma manutenção correta aumenta o seu tempo de vida, como também pode significar menos custos com as avarias e com os técnicos, que conseguem realizar um melhor trabalho de reparo em menos tempo”, explica Vander Lima.

Vila Gale bookingPremiação

O Vila Galé Eco Resort do Cabo recebeu o prêmio “Guest Review Awards” da plataforma Booking.com. Ao todo, foram cerca de mil avaliações espontâneas de hóspedes, das quais a média de nota foi 8,1. Com este resultado, o Vila Galé Eco Resort do Cabo ganhou o título de exemplo de hospitalidade.

Serviço:

Vila Galé Eco Resort do Cabo

Localizado em Cabo de Santo Agostinho, na área metropolitana de Recife, o resort funciona em sistema all inclusive (tudo incluído)

(+55) 81 30162069 – www.vilagale.com

Paulo Atzingen
Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
Paulo Atzingen é paulista e jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará (UFPA), É poeta, contista e cronista. Estuda gaita (harmônica).

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

O que os hoteleiros falam sobre as OTA’s que não querem negociar

Em um momento como esse que o país atravessa, um  número cada vez maior de pequenos e médios hotéis, pousadas e até grandes hotéis...

CNC projeta queda de 6,1% no PIB em 2020

Diante da incerteza em relação à superação da crise provocada pelo novo coronavírus e do grau de contaminação da economia, a Confederação Nacional do...

Empresas conseguem suspender pagamento de energia na primeira instância

Uma empresa que está em recuperação judicial conseguiu na Justiça o direito de pagar apenas a energia consumida. A empresa havia comprado energia no...

Universal Orlando Resort anuncia reabertura de alguns hotéis a partir do dia 2 de junho

A partir de 2 de junho de 2020, alguns hotéis do Universal Orlando Resort irão reabrir para os hóspedes. A reabertura desses hotéis será...

Bolivianos voltarão para casa depois de meses retidos na Alemanha

Os membros de uma orquestra boliviana que inclui flautas tradicionais esperam voltar para casa na próxima semana depois de ficarem retidos em um castelo...

Senado aprova projeto que oferece crédito para profissionais liberais

Em sessão remota nesta quinta-feira (28), o Plenário do Senado aprovou o projeto que abre linha de crédito especial para profissionais liberais durante a...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias