Viagem com animais de estimação exige cuidados especiais

Continua depois da publicidade

(Edição do DT com agências)

Com uma população de mais de 75 milhões de cães e gatos no Brasil – segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – a prática de levar os animais de estimação em viagens aéreas é cada vez mais recorrente. O voo com os bichos, no entanto, exige planejamento antes do embarque para garantir o conforto e segurança do animal, já que o seu transporte depende do porte, da raça e das regras específicas de cada companhia.

A norma geral diz que o dono entre em contato com a companhia aérea pelo menos 24 horas antes do embarque para informar que vai viajar com um animal de estimação. A recomendação, porém, é que este informe seja feito antes, pois há limites no número de pets transportados por voo. É preciso aguardar pela confirmação da empresa e estar ciente de que elas cobram uma taxa por esse serviço.

Veja também as mais lidas do DT

Nos voos domésticos, é preciso um atestado de saúde emitido por veterinário até 10 dias antes da viagem e carteira de vacinação atualizada. Como o atestado de saúde tem data de validade, é preciso verificar a necessidade de fazer um novo para a volta, de acordo com o período de permanência no local.

Para embarcar, o passageiro deve providenciar uma caixa de transporte para o bichinho, também conhecida como kennel, de tamanho suficiente para que o animal seja capaz de dar uma volta inteira em volta do próprio corpo, e que possua compartimento de água e comida, além de forração para evitar sujeira no bagageiro da aeronave. O ideal é que a caixa seja adquirida em lojas especializadas.

Para outros tipos de animais, é preciso um documento oficial de trânsito intraestadual e interestadual, chamado Guia de Trânsito Animal (GTA), que é emitido pelo Ministério da Agricultura.

Viagens Internacionais

Em viagens para o exterior, é preciso verificar se a espécie do animal é aceita no país, a documentação e as vacinas exigidas para cada destino, além da obtenção do Certificado Zoossanitário Internacional (CZI), que é emitido pela Vigilância Agropecuária (Vigiagro) em unidades nos próprios aeroportos. O documento leva, em média, 48 horas para ficar pronto.

Cães-Guia

Para o embarque com cães-guia ou cães de acompanhamento, as regras para transporte de animais domésticos não se aplicam. Esses animais são especialmente treinados para viajar de avião e podem voar ao lado de seus proprietários, fora do kennel.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade