Caio Luiz de Carvalho conta como surgiu o DIA DA PIZZA – 10 de julho

O ex-ministro do Esporte e Turismo e da São Paulo Turismo, Caio Luiz de Carvalho falou com exclusividade ao DIÁRIO sobre o dia 10 de julho, data em que se comemora o dia da Pizza.

REDAÇÃO DO DIÁRIO 


Segundo Caio, ele era coordenador de turismo do Estado de São Paulo em 1983, no governo de Franco Montoro (MDB) e a ideia de um concurso entre pizzaiolos paulistanos nasceu da brilhante cabeça do publicitário Carlos Maia, que à época trabalhava na TV Globo. “O Carlito me procurou para que organizássemos um concurso para escolher a melhor pizza de São Paulo e a partir daí elaborássemos um mapa gastronômico. Tínhamos uma equipe forte na Secretaria de Turismo do Estado e começamos a montar a ideia, com a mão do Celso Nucci, da Editora Abril”, relembra Caio.

Sesc Pompéia

Caito recorda que combinou com o Sesc Pompéia para sediar o evento convidando uma centena de pizzaiolos de São Paulo para participarem. A adesão foi espetacular.

Durante duas semanas de junho de 1983, recorda Caio, o Sesc Pompeia se transformou em um grande torneio de pizza, das 14 horas às 18hs, e na última semana daquele mês, dentre os finalistas foi escolhida curiosamente uma pizzaiola (ele não recorda o nome), do La Colina, no Sumaré. “Foi uma grande festa porque isso movimentou toda a área de restaurante, de pizzarias e envolveu a imprensa, já que à época as TVs abertas não tinham a concorrência dos canais fechados nem internet e a audiência era gigante”, conta Caio ao DIÁRIO.

Dia da Pizza

Com o sucesso do concurso e a satisfação dos pizzaiolos paulistanos, os organizadores se reuniram naquela última semana de junho e Caio de Carvalho sugeriu porque não fizessem um dia da pizza. “A ideia era simples: todos os restaurantes e pizzarias que participaram do concurso no Sesc Pompéia ofereceriam desconto de 50% a quem pedisse em um dia específico da semana, talvez uma segunda-feira, quando o movimento era menor” lembra Caio. Os pizzaiolos se entusiasmaram com a ideia e queriam que a data fosse definida o quanto antes.  “Tem que ser logo, definam logo a data que já nos organizamos”, disseram os pizzaiolos presentes à reunião.

“Uma assessora minha brincou e sugeriu o dia 10 – tempo hábil para a organização – mas que curiosamente era a data do meu aniversário”, lembra Caio.

- Advertisement -

“Ah, então vai ser dia 10 de julho”! definiram os pizzaiolos entusiasmados.

Conta Caio que foi um sucesso estrondoso. “Tivemos mais de 1 milhão de pessoas comendo pizza em São Paulo. As pizzarias ficaram lotadas com filas de 1 quarteirão e meio de gente esperando para comer pizza com os descontos de 50%”.

“E aí ficou acertado que o dia 10 de julho era o dia da pizza, com desconto”, recorda Caio  Luiz de Carvalho.

Dessa ideia surgiu o mapa gastronômico da Cidade de São Paulo com as 100 melhores pizzas da capital, integradas pelas pizzarias que participaram.

“Na verdade, a ideia do concurso veio da brilhante cabeça de Carlito Maia, embarquei na invenção e a casualidade do dia 10 de julho era o meu aniversário”, conclui o executivo que hoje completa 70 anos.

 

Compartilhe com um amigo:

1 COMENTÁRIO

  1. O Caito é modesto. Sem ele nada teria acontecido para o “Dia da Pizza”. Eu estava como Conselho do Estado na época, e posso testemunhar as grandes ações e realizações do Caito, o melhor Coordenador de Turismo que o Estado já teve. Ele, inclusive, também foi o “inventor” do “Conheça São Paulo de Metro”, e outros ações mais.
    Registre-se.
    Jarbas Favoretto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias para a sua viagem!


    Mais lidas

    Site do Editor

    O jornal dos melhores leitores

    Mais recentes

    Brasil é o 3º país que mais usa redes sociais no mundo (veja os infográficos!)

    O Brasil é o 3º país que mais usa redes sociais no mundo, com uma média de 3 horas e 42 minutos por dia....

    Roberto Bertino, CEO do grupo Nobile: “A hotelaria vive uma mutação”

    Fundador e presidente do grupo Nobile Hotels & Resorts, Roberto Bertino fala ao DIÁRIO sobre o início da sua jornada na hotelaria, aponta os...

    Embora remota, erupção de vulcão nas Ilhas Canárias, pode causar tsunami no Brasil

    O vulcão Cumbre Vieja, em La Palma - ilha que compõe o conjunto das Ilhas Canárias espanholas entrou em erupção na tarde deste domingo...

    Feira EBS 2021 confirma edição presencial e abre credenciamento

    Evento abre o calendário oficial do mercado de eventos corporativos com exposição, rodadas de negócio e congresso, nos dias 27 e 28 de outubro,...

    Sambaqui Catamarã é um dos atrativos de Barra do Cunhau, no Rio Grande do Norte

    Em Barra do Cunhau, Canguaretama, a cerca de 90km ao sul de Natal, o Catamarã Sambaqui desliza suavemente pelas águas tranquilas do Rio Cunhaú...

    Candidatos à Bolsa Braztoa podem se inscrever até dia 13 de outubro

    Bolsistas podem se candidatar até o dia 13 de outubro para a Academia Braztoa. Início dos encontros on-line está marcado para 19 de outubro. AGÊNCIAS...

    Relacionadas

    Compartilhe com um amigo:
    Pautas e Marketing