Conheça os representantes brasileiros no concurso ‘Melhores Vilas Turísticas’ do mundo

Continua depois da publicidade

O concurso é realizado pela Organização Mundial do Turismo (OMT) e o resultado será anunciado este ano na Assembleia Geral da OMT, em Marraquexe, no Marrocos

POR REDAÇÃO

O Ministério do Turismo indicou três destinos brasileiros para representar o Brasil no concurso “Melhores Vilas Turísticas” do mundo em área rurais.
As Vilas Turísticas brasileiras indicadas são: o distrito de São Bartolomeu, em Ouro Preto (MG), o distrito de Alberto Moreira, em Barretos (SP), e a Vila do Enxaimel, em Pomerode (SC).
O concurso é realizado pela Organização Mundial do Turismo (OMT) e o resultado será anunciado este ano na Assembleia Geral da OMT, em Marraquexe, no Marrocos.
“Acreditamos que esta iniciativa deve contribuir para impulsionar o turismo rural, evidenciando as belezas e experiências únicas que podemos oferecer no Brasil”, diz o ministro do Turismo Gilson Machado Neto.
O concurso tem como objetivo identificar aldeias, vilarejos ou ou cidades de pequeno porte que adotem estratégias inovadoras e transformadoras para o turismo sustentável em áreas rurais, alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Conheça os representantes brasileiros:
Distrito São Bartolomeu, em Ouro Preto (MG) – O distrito é conhecido como terra dos doces artesanais. A tradição dos doces de frutas possui registro como patrimônio imaterial de Ouro Preto desde 2008. Entre as festividades mais populares do distrito estão a Festa Cultural da Goiaba e a Festa de São Bartolomeu e do Divido Espírito Santo. A Vila também recebe visitas de quem busca contato com natureza e tranquilidade. Localizada a cerca de 18 km de Ouro Preto, a vila foi fundada no século XVII por bandeirantes em busca de ouro e é uma das mais antigas do estado de Minas Gerais.
Distrito Alberto Moreira, em Barretos (SP) – Com características de uma cidade de interior, o distrito a 15 minutos de Barretos tem no turismo um pilar fundamental de sua economia. Em sua culinária típica estão, por exemplo, a queima do alho, carne de porco em lata, costela assada e boi no rolete. Os pratos têm ligação com a história da cidade. Outro ponto forte do distrito é o artesanato, incluindo doces artesanais. O distrito também alia o turismo religioso e o cicloturismo por meio da Rota das Capelas. E, ainda, conta com festas populares religiosas, realizadas anualmente entre os meses de maio e setembro.
Vila do Enxaimel, em Pomerode (SC) – Localizado na região do Vale do Itajaí, a Rota Enxaimel é considerada a principal região para a preservação da cultura e tradições germânicas no país. Enxaimel é uma antiga técnica construtiva caracterizada por tijolos e vigas aparentes de madeira.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade