Escola de Referência Arquipélago em Noronha (PE) promove ação sustentável com estudantes

Continua depois da publicidade

A ação do Erem Arquipélago visa transformar os alunos em agentes de preservação ambiental no seu próprio meio de convívio

Da Redação

Alunos da Erem Arquipélago, ou Escola de Referência Arquipélago, instituição pública de ensino mantida pelo Governo de Pernambuco e localizada em Fernando de Noronha, participaram de uma ação sustentável promovida pelo Centro de Pesquisa Histórico e Cultural de Fernando de Noronha (Cepehc), sob o tema “Resíduos Sólidos: Do Lixo ao Luxo, Noronha Consciente”, que perdurará em todo o ano letivo da instituição. Foram abordados temas como a importância de aprender como separar o lixo corretamente a fim de reduzir a quantidade de resíduos e diminuir o impacto ao meio ambiente.

Durante a palestra foi exibido para os jovens o desenho animado Peixonauta, que fala da preservação, proteção das tartarugas, separação do lixo e a questão do reciclável. Depois disso eles ganharam uma garrafa de metal térmica, com a orientação de que cada objeto daquele contribui com menos lixo no planeta. Os estudantes ficaram empolgados e o retorno foi positivo, como afirma Raquely Damião, de 5 anos. “Eu aprendi a não jogar o lixo no mar, nem na festa, nem na rua. Senão pode contaminar os peixes e as flores, que vão ficar murchas”, disse a aluna.

Plástico Zero

A ação da ONG Cepehc visa conscientizar os estudantes da ilha sobre o decreto Plástico Zero, publicado em dezembro, que proíbe a entrada de plásticos e similares descartáveis na ilha. “A medida entra em vigor no dia 13 de abril. É muito importante para nossa ilha essa preocupação de cuidar do meio ambiente e do que se produz. Cuidando da base, com certeza, teremos adultos protagonistas e cidadãos conscientes cuidando do nosso planeta”, observou a coordenadora pedagógica da Erem, Francismar Flor.

Veja também as mais lidas do DT

A ideia é entregar garrafas térmicas para os 680 jovens matriculados na Erem Arquipélago e Centro Integrado de Ensino Infantil Bem-Me-Quer, e por meio deles multiplicar o conhecimento sobre a conservação do local onde vivem.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade