“Festival da Alcachofra” é inaugurado em São Roque

Vila Don Patto abre o período das alcachofras em São Roque com cardápio especial

Edição DIÁRIO com agências

A Vila Don Patto – complexo Enogastronômico -, que fica localizada no Km 2,5 do Roteiro do Vinho, em São Roque, a apenas uma hora de São Paulo, capital, aposta na Alcachofra para compor os Cardápios de seus três restaurantes: o Café e Grelhados, o português Vila Don Patto e o italiano La Pasta. A Flor já pode ser encontrada em Saladas, Massas, Pastéis, Bacalhau e Frutos do Mar; em Entrada, Pratos Principais e até Sobremesas.

Os destaques são muitos, como o ‘Bacalhau com Alcachofra’ (para duas pessoas, posta de bacalhau assada na brasa, servida com fundos de alcachofra ao azeite e alho, cebolas confitadas, brócolis, pimentão vermelho e azeitona preta. Acompanha arroz, a R$299) e a ‘Rabanada de Alcachofra’ (rabanada feita com brioche de alcachofra, sorvete de creme com cobertura de calda de Vinho do Porto a R$29, individual).

A cada ano a Alcachofra ganha mais e mais o gosto dos clientes e turistas. Para harmonizar pode-se optar um refrescante vinho rosè ou branco. “A época da safra da Alcachofra é bastante aguardada; nossos clientes adoram. Investimos na experiência. As sobremesas, por exemplo, ganham mais e mais fãs”, avalia Túlio Patto, empresário à frente da Vila.

A Alcachofra (Cynara Scolymus) é uma planta com até 1 metro de altura, da família das compostas e vegetais, de caules compridos, folhas médias; é um botão de cor roxa com um conjunto de pétalas idênticas e alongadas em forma de língua (ex. girassol); é encontrada principalmente entre os meses de setembro até novembro.

O nome alcachofra provem do árabe al-kharsûf (significa “planta espinhuda”). Muito também se fala de suas propriedades curativas e medicinais, com propriedades antioxidantes, sendo rica em fibras e vitamina C.

 A Alcachofra aparece na mitologia grega, tendo sido supostamente originada dos cabelos acinzentados de Cynara, uma bela jovem que recusara o amor de Zeus. Como castigo, o Deus do Olimpo castigou a moça, transformando-a em uma planta selvagem e espinhosa. “Porém deliciosa. Nós agradecemos a Zeus”, brinca Túlio Patto.


Vila Don Patto fica na Estrada do Vinho, KM 2.5 – São Roque – SP
Informações e reservas de mesa: (11) 98804-6035
Adega/Agendamento grupos: (11) 99774-7044
PC

CADASTRE-SE GRATUITAMENTE

TENHA ACESSO À CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

+ 300 MATÉRIAS COM CONTEÚDO DIRECIONADO

RECEBA AS ATUALIZAÇÕES EM 1ª MÃO

Tenha acesso ILIMITADO ao conteúdo EXCLUSIVO de turismo.

Conteúdo exclusivo

Recentes

Mais do DT

Atendimento Comercial