Fortaleza Convention Bureau com pegada e alma feminina

Com 42 hotéis sob o guarda-chuva do Fortaleza Convention Visitors & Bureau (embora pouco chova na Terra do Sol), a entidade comandada por Ivana Bezerra de Menezes tem na hotelaria o termômetro perfeito para medir o retorno das atividades turísticas na capital do Ceará.

por Paulo Atzingen (De São Paulo)*


Segundo Ivana, as taxas de ocupação dos hotéis de Fortaleza de um modo geral entraram em franca recuperação a partir de julho deste ano. “Estamos em um crescimento contínuo: em julho atingimos a média de 55%, em agosto 63%, em setembro 75% e em outubro atingimos uma média de 79%”, comemora Ivana que também é diretora do hotel Sonata, na praia de Iracema.

“Como vivemos um período claro de demanda reprimida, com uma alta nas viagens a lazer, em razão da vacinação e flexibilização sanitária, é uma oportunidade de equilibrar a tarifa média dos hotéis”, pontua Suemy Vasconcelos, diretora administrativa do CVB Fortaleza.

Ivana adianta à reportagem que é o seu segundo mandato à frente da entidade e nem mesmo a pandemia tirou a motivação de sua equipe: “Estamos mudando a visão da entidade – que precisa e deve funcionar como uma empresa – e por tabela – a percepção dos hoteleiros sobre a importância do CVB Fortaleza tem mudado”, afirma.

“A palavra chave nessa quase pós-pandemia é ‘parceria’. O Visite Ceará (como é chamado também o CVB Fortaleza) amarrou parcerias fortes com a Secretaria Municipal e Estadual de Turismo, com a FIEC (Federação da Indústria do Ceará, Assembleia Legislativa (AL), Beach Park, Fecomércio. Essas parcerias fortalecem o destino como um todo. Trabalhando unidos sabemos das demandas, das ofertas e das procuras. Todos ganham”, ensina.

- Advertisement -

Conexões Turismo

A executiva lembra ainda que durante a pandemia sua equipe criou o projeto “Conexões Turismo”, um evento a princípio híbrido onde nomes do turismo e da hotelaria nacional apresentam suas ideias aos seus associados. “Nomes de peso como Toni Sando do SPCVB e Guilherme Paulus, presidente da rede GJP, participaram”, revela a executiva.

Como a maioria das associações e conventions bureaux do país, o CVB Fortaleza depende da participação de seus associados para executar seus projetos e uma das fontes é justamente o roon tax. “Temos lutado para conscientizar o hoteleiro da importância do roon tax. O que nos têm motivado é que nossos associados cofiam plenamente na nossa administração por meio de uma eficaz transparência na prestação de contas”, completa a diretora financeira Suemy.

Orla de Fortaleza (Crédito: Paulo Atzingen/DT)

Duas razões

Ivana adianta que consegue conciliar sua atividade hoteleira no Sonata com a gestão do CVB Fortaleza por duas razões: a primeira porque contratou em agosto deste ano a Hotel Care, empresa administradora de hotéis; a segunda graças à amizade (de mais de uma década) e confiança que tem em sua equipe, praticamente toda composta por mulheres.

“Tivemos e temos que nos adaptar aos novos tempos. A Hotel Care acompanha os processos administrativos, operacionais, comerciais e financeiro de nosso hotel. Eu supervisiono. Tenho a certeza que fizemos a escolha certa.

“Por outro lado, a minha equipe, composta pela vice-presidente Clarisse Linhares, Suemy Vasconcelos (diretora administrativa), Celina Castro Alves (diretora comercial), Enid Câmara (diretora), e minhas duas assistentes Arlene Castelo Branco e Willyani Loren dão uma sintonia e uma qualidade no trabalho muito grande. Acredito que é essa sintonia que tem feito as coisas no CVB Fortaleza fluírem como estão fluindo”, conclui.

Compartilhe com um amigo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
PAULO ATZINGEN é jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará. Produziu reportagens na Amazônia sobre sustentabilidade, conflitos agrários e étnicos. Lançou em 1998 sua primeira revista, a PAYSAGE – dirigindo-a e publicando-a por três anos. Em Belém, foi repórter do jornal O Liberal, O Paraense e articulista do jornal A Província do Pará e Diário do Pará. É premiado contista, com três livros de ficção em prosa publicados via editais. Trabalhou como redator no jornal de turismo Brasilturis e fundou em 2005 o DIÁRIO DO TURISMO, o primeiro jornal On-line Diário de Turismo do Brasil. Atualmente desenvolve projetos de conteúdo editoriais e digitais para empresas privadas de hotelaria, aviação, companhias marítimas, destinos turísticos e biografias.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias para a sua viagem!


    Mais lidas

    Site do Editor

    O jornal dos melhores leitores

    Mais recentes

    16º Festival das Cataratas chega ao fim e celebra visitação

    “Foi uma edição especial para todos nós”, afirmou a diretora do Festival das Cataratas Mayara Angeli Edição DIÁRIO com agências O 16º Festival das Cataratas chegou...

    Taiwan será primeiro país do Leste Asiático a receber a World Pride

    O evento acontece a cada dois anos em uma cidade diferente e reúne, além da Parada do Orgulho LGBTQIA+, uma série de outros eventos...

    Conheça o destino brasileiro referência em turismo acessível

    A grande maioria das atividades de turismo aventura estão adaptadas para pessoas com qualquer tipo de deficiências Edição DIÁRIO com agências A cidade de Socorro (SP),...

    Brasil terá escritório regional da Organização Mundial do Turismo (OMT)

    Com a confirmação da sua construção, será a primeira representação da entidade nas Américas, fortalecendo o setor em todos os países do continente Edição DIÁRIO...

    Aviação defende adesão de países da América Latina ao Certificado Digital COVID da União Europeia

    O sistema de Certificado Digital COVID da UE compreende três tipos de certificados gratuitos relacionados à Covid-19: um certificado de vacinação, um certificado de...

    França atualiza regras para a entrada de turistas estrangeiros

    Novas medidas são apresentadas no momento em que as contaminações avançam na Europa e o aparecimento da nova variante ômicron causa temor global Por Redação A...

    Relacionadas

    Compartilhe com um amigo:
    Pautas e Marketing