Fortaleza Convention Bureau com pegada e alma feminina

Continua depois da publicidade

Com 42 hotéis sob o guarda-chuva do Fortaleza Convention Visitors & Bureau (embora pouco chova na Terra do Sol), a entidade comandada por Ivana Bezerra de Menezes tem na hotelaria o termômetro perfeito para medir o retorno das atividades turísticas na capital do Ceará.

por Paulo Atzingen (De São Paulo)*


Segundo Ivana, as taxas de ocupação dos hotéis de Fortaleza de um modo geral entraram em franca recuperação a partir de julho deste ano. “Estamos em um crescimento contínuo: em julho atingimos a média de 55%, em agosto 63%, em setembro 75% e em outubro atingimos uma média de 79%”, comemora Ivana que também é diretora do hotel Sonata, na praia de Iracema.

Veja também as mais lidas do DT

“Como vivemos um período claro de demanda reprimida, com uma alta nas viagens a lazer, em razão da vacinação e flexibilização sanitária, é uma oportunidade de equilibrar a tarifa média dos hotéis”, pontua Suemy Vasconcelos, diretora administrativa do CVB Fortaleza.

Ivana adianta à reportagem que é o seu segundo mandato à frente da entidade e nem mesmo a pandemia tirou a motivação de sua equipe: “Estamos mudando a visão da entidade – que precisa e deve funcionar como uma empresa – e por tabela – a percepção dos hoteleiros sobre a importância do CVB Fortaleza tem mudado”, afirma.

“A palavra chave nessa quase pós-pandemia é ‘parceria’. O Visite Ceará (como é chamado também o CVB Fortaleza) amarrou parcerias fortes com a Secretaria Municipal e Estadual de Turismo, com a FIEC (Federação da Indústria do Ceará, Assembleia Legislativa (AL), Beach Park, Fecomércio. Essas parcerias fortalecem o destino como um todo. Trabalhando unidos sabemos das demandas, das ofertas e das procuras. Todos ganham”, ensina.

Conexões Turismo

A executiva lembra ainda que durante a pandemia sua equipe criou o projeto “Conexões Turismo”, um evento a princípio híbrido onde nomes do turismo e da hotelaria nacional apresentam suas ideias aos seus associados. “Nomes de peso como Toni Sando do SPCVB e Guilherme Paulus, presidente da rede GJP, participaram”, revela a executiva.

Como a maioria das associações e conventions bureaux do país, o CVB Fortaleza depende da participação de seus associados para executar seus projetos e uma das fontes é justamente o roon tax. “Temos lutado para conscientizar o hoteleiro da importância do roon tax. O que nos têm motivado é que nossos associados cofiam plenamente na nossa administração por meio de uma eficaz transparência na prestação de contas”, completa a diretora financeira Suemy.

Orla de Fortaleza (Crédito: Paulo Atzingen/DT)

Duas razões

Ivana adianta que consegue conciliar sua atividade hoteleira no Sonata com a gestão do CVB Fortaleza por duas razões: a primeira porque contratou em agosto deste ano a Hotel Care, empresa administradora de hotéis; a segunda graças à amizade (de mais de uma década) e confiança que tem em sua equipe, praticamente toda composta por mulheres.

“Tivemos e temos que nos adaptar aos novos tempos. A Hotel Care acompanha os processos administrativos, operacionais, comerciais e financeiro de nosso hotel. Eu supervisiono. Tenho a certeza que fizemos a escolha certa.

“Por outro lado, a minha equipe, composta pela vice-presidente Clarisse Linhares, Suemy Vasconcelos (diretora administrativa), Celina Castro Alves (diretora comercial), Enid Câmara (diretora), e minhas duas assistentes Arlene Castelo Branco e Willyani Loren dão uma sintonia e uma qualidade no trabalho muito grande. Acredito que é essa sintonia que tem feito as coisas no CVB Fortaleza fluírem como estão fluindo”, conclui.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade