Jornada Resorts Brasil debate a hospitalidade na era digital e de dados

Continua depois da publicidade

Em evento realizado na FGV, especialistas examinaram os desafios e as oportunidades do setor hoteleiro

Por Zaqueu Rodrigues

A Resorts Brasil, entidade que representa os principais resorts do país, realizou na manhã desta quinta-feira, 23, na Fundação Getúlio Vargas São Paulo, o segundo de um total de quatro encontros da série Jornada Resorts Brasil, evento que conecta acadêmicos, executivos e gestores de hotéis e restaurantes para pensar os novos caminhos do mercado de viagem.

O encontro realizado em parceria com o Centro de Estudo de Marketing Digital da Fundação Getúlio Vargas é um desdobramento do e-book A Gestão da Jornada do Viajante, publicado em abril passado pela FGV e pela Resorts Brasil. A obra reúne 25 artigos escritos por 42 profissionais dos segmentos de turismo e hospitalidade.

Veja também as mais lidas do DT

Em sua fala de abertura, o gerente geral do Novotel Itu e vice-presidente da Resorts Brasil, Carlos Jacobina, pontuou que o conhecimento produzido pelo e-book está sendo colocado em prática para que seja revertido em novos negócios. A iniciativa é um avanço importante na aproximação do mercado com o universo acadêmico.

Executiva da Resorts Brasil, Ana Biselli explicou que a ideia do e-book A Jornada do Viajante veio à tona no ano passado durante o evento Jornada Resorts Brasil. “A partir daquele evento, muitas ideias surgiram com os líderes de diversas áreas dos resorts. Ao conversar com a professora Lilian Carvalho, que é coordenadora do CEMD FGV, ela então sugeriu de criarmos um livro”.

Paulo Melega (FOHB) e Carlos Jacobina (Resorts Brasil) debatem a hotelaria (Foto: Zaqueu Rodrigues)

Panorama da Hotelaria

A coletânea de textos, resultado de um esforço para produzir e disponibilizar informações e conhecimento ao mercado da hospitalidade, apresenta um vigoroso panorama da hotelaria brasileira. “Os 25 artigos perpassam toda a jornada do viajante: contexto de pandemia, transformações digitais, segurança, desafios da operação, gestão humana… A ideia é que o livro seja vivo e que possamos reconstruí-lo a todo instante”, disse.

Biselli também ressaltou que uma grande parte dos autores do e-book é composta por profissionais pesquisadores, consultores e representantes de empresas que apresentam soluções interessantes para esse novo contexto hoteleiro. “A gente então pensou em trazer os gestores da hotelaria e restaurantes para que possam conhecer, debater e disseminar por meio desses encontros o conhecimento que foi gerado no livro”.

A hospitalidade é humana

Vice-presidente do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil [FOHB] e vice-presidente de Operações da Atrio Hotel Management, Paulo Mélega jogou luz sobre as prioridades e afirmou que o papel do colaborador mudou com uma hospitalidade mais tecnológica. O desafio da hotelaria agora, apontou ele, “é encontrar o equilíbrio entre o high tech – processos – e o high touch – pessoas.

Mélega considerou que a transformação digital eliminou muitos atritos que estavam presentes em processos burocráticos como check-in e check-out. Mas ele alertou: “A hospitalidade não é padronizada. Ela é um diálogo. As pessoas – colaboradores e clientes – estão no centro do negócio. Não conseguimos falar de hospitalidade sem falar de relações humanas. A hospitalidade é estratégica e está fundamentada nas relações humanas”.

“Hoje vivemos um apagão de mão de obra no Brasil todo. O foco agora precisa ser as pessoas”, afirmou Paulo Mélega, VP do FOHB e VP de Operações da Atrio Hotel Management/ Foto: Zaqueu Rodrigues

O cenário desenhado pela pandemia ressignificou a cultura da viagem. O especialista ressaltou que o viajante está mais antenado e espera uma experiência sem burocracias. “Temos que entender as novas necessidades dos clientes. O viajante está nômade, busca experiências autênticas, valorização da cultura local, igualdade de gênero, flexibilidade… Agora a hotelaria precisa entregar valor. O que fideliza o cliente é a relação humana”, enfatizou.

Essa valorização, prosseguiu ele, deve começar os colaboradores. “A hotelaria pagou mal seus colaboradores nos últimos anos. E temos que reconhecer isso. O setor não valorizou as pessoas achando que os processos resolveriam os problemas. E talvez não resolvam. Hoje vivemos um apagão de mão de obra no Brasil todo. O foco agora precisa ser as pessoas”.

Jacobina concordou com a avaliação de Mélega. Aproveitando a mesma toada do raciocínio e rumo às renovações e valorização humana no setor, o vice-presidente da Resorts Brasil também constatou que a hotelaria ainda é muito careta com o colaborador, sobretudo. Ele apontou que um dos reflexos desse conservadorismo é o afastamento de jovens profissionais.

Nesses últimos dois anos, período em que o setor foi obrigado a acelerar o processo de digitalização, Jacobina chama a atenção para o que a hotelaria fez de fato no quesito recursos humanos. E provoca uma reflexão a respeito: “No lado humano a gente não está correndo com a mesma velocidade da tecnologia envolvida”.

Na gastronomia, a gestão das diversas formas de contato com os clientes, como Apps, trouxe um desafio grande, revelou o professor e pesquisador do Centro Universitário Senac, Marcelo Traldi. “Os processos evoluíram com ganhos na produtividade. Ao mesmo também expandiu a relação com os clientes”. O professor destacou que é fundamental investir no desenho da experiência tanto para colaboradores quanto clientes.

Sócio do bistrô francês Le Jazz, Paulo Bitelman disse que a pandemia forçou a entrada do restaurante nos aplicativos. “Entramos contra o desejo, pois nosso foco era a experiência presencial”. A grande questão nesse processo foi entender “como fazer a hospitalidade na casa dos clientes” Ele nota agora que os clientes estão valorizando ainda mais a experiência presencial.

Renovação cultural

A produção de dados na hotelaria brasileira é um dos principais desafios da gestão. A professora e coordenadora do CEMD FGV, Lilian Carvalho, afirmou que o segmento hoteleiro precisa gerar dados precisos e informações profissionais.

A professora e coordenadora do CEMD FGV, Lilian Carvalho disse que o mercado vive a era da transparência/Foto: Zaqueu Rodrigues

A especialista rechaçou o temor de que o compartilhamento de dados pode gerar desvantagem competitiva entre os hotéis. Pelo contrário, disse. “A desvantagem não acontece. Para a hotelaria, entender isso é uma quebra de paradigma muito grande”.

Já Daniel Feitosa, Revenue Management Specialist da Climber, destacou dois pontos que considera importantes para a gestão hoteleira da tecnologia mirando o controle de custos e a maximização de receitas: sazonalidade e visão de longo prazo.

Ele ainda disse que é essencial que a hotelaria saiba usar a tecnologia e aplicar uma boa dose de coragem nas tomadas de decisões. “Muitas vezes as pessoas acabam subutilizando as ferramentas digitais. A pergunta que a gestão deve se fazer é: estou usando a tecnologia da melhor maneira?”.

Quanto mais dados, mais iluminados ficarão os cenários para decisões estratégicas. É o que apontaram a gerente de negócios Fabiane Rubbi e a analista de negócios Marília Macedo, representantes da Jones Lang LaSalle Hotels & Hospitality.

“A pesquisa é essencial para trazer melhorias para o investidor e direcionar ações estratégicas. O objeto é sempre melhorar a gestão de pessoas e de recursos, principalmente com a redução de custos causada pela pandemia”, afirmaram as especialistas, lembrando que agora é o momento de pensar fora da caixinha.

Metaverso

Em uma fala recheada de dicas para os gestores protegerem os hotéis de crimes digitais, o delegado Alessandro Barreto defendeu a educação digital na hotelaria e ensinou que “tecnologia não é um custo, e sim um investimento” que sairá muito barato ali na frente, principalmente sob a luz da Lei Geral de Proteção de Dados.

Especialista em segurança digital, delegado Alessandro Barreto avisou: “Não tenham restrição ao Metaverso. Ou ficarão para trás”/Foto: Zaqueu Rodrigues

Entre as medidas para evitar golpes nas redes sociais como Instagram, por exemplo, ele destacou a gestão de senhas fortes nos hotéis, com números, letras e caracteres especiais, o compartilhamento de boas práticas entre colaboradores e clientes e a capacitação permanente sobre segurança.

“A cada dia tem um golpe novo e não podemos ficar para trás”, disse o especialista. Em caso de contas fakes no Instagram, ele ensinou que o caminho para tirar do ar o mais rápido possível é preenchendo o formulário de violação de direito autoral da plataforma. A gestão de segurança nas redes sociais precisa estar inserida na cultura da empresa, sugeriu.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade