Museus participam da 2ª edição da Jornada do Patrimônio, em São Paulo

(Edição do DIÁRIO com agências)

Nos dias 27 e 28 de agosto, os Museus da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo participam da Jornada do Patrimônio 2016, evento da Secretaria Municipal de Cultura e do Departamento do Patrimônio Histórico do município de São Paulo. Com o tema “Origens da cidade”, a ação tem como objetivo sensibilizar as pessoas a preservar, a conhecer e a reconhecer os patrimônios históricos, artísticos e culturais, por meio de visitas monitoradas e atividades culturais.

Confira a programação completa do Museu Catavento, Museu Afro Brasil, Museu de Arte Sacra, Museu do Futebol, Casa Guilherme de Almeida e Casa das Rosas na plataforma SP Estado da Cultura, que reúne eventos em todo o estado – acesse https://estadodacultura.sp.gov.br/.

Museu Afro Brasil

No Museu Afro Brasil, localizado dentro do Parque Ibirapuera, os visitantes poderão participar de oficina que observa a área externa e as obras expostas no Museu, fazendo uma reflexão entre curadoria e arquitetura, com base nas formas do arquiteto Oscar Niemeyer, que projetou o espaço museológico. As atividades são gratuitas e acontecem no dia 27 de agosto, a partir das 14h, com necessidade de inscrição prévia pelo e-mail eventos.educacao@museuafrobrasil.org.br.

Casa das Rosas

A Casa das Rosas, casarão projetado pelo escritório técnico do arquiteto Ramos de Azevedo, realizará uma visita guiada no sábado e no domingo (27 e 28 de agosto), das 11h às 12h30, para apresentar a arquitetura e história do espaço. Inscrições a partir das 10h na recepção da Casa.

Casa Guilherme de Almeida

O Museu-Casa realizará uma visita guiada especial na antiga residência do poeta Guilherme de Almeida, em Perdizes, conhecida como “Casa da Colina”, no dia 27 de agosto, às 14h. Os participantes também poderão conferir a paixão do escritor por São Paulo nos textos e acervo do poeta.

Museu do Futebol

No domingo (28) de agosto, o Museu do Futebol, localizado dentro do Estádio Pacaembu, fará, em parceria com o Museu da Cidade, visita educativa no bairro e dentro do museu. O encontro abordará a importância da região para o futebol e para a sociedade. A visita será realizada dentro de uma van, que percorrerá alguns marcos do bairro, das 11h às 12h30.

Museu Catavento

O espaço, que foi sede do Palácio das Indústrias e da Prefeitura do Município de São Paulo, e hoje abriga o Catavento Cultural e Educacional, fica localizado na região central e realizará duas visitas monitoradas nos dias 27 e 28 de agosto, às 10h30. O público presente poderá conferir as mais de 250 instalações interativas do Museu, além das características arquitetônicas e históricas do edifício. Para participar é necessário retirar ingressos uma hora antes.

Museu de Arte Sacra de São Paulo

Localizado no bairro da Luz, que fica dentro do Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz, o empreendimento realizará uma série de palestras gratuitas com historiadores e pesquisadores sobre arte sacra.

Pinacoteca do Estado de São Paulo

No dia 27 de agosto, das 11h às 12h30, a Pinacoteca fará uma visita guiada no entorno do local com o professor e especialista em História Urbana da Universidade de São Paulo – USP, Paulo Marins. Participação é gratuita, mas é necessária inscrição prévia pelo e-mail pinacotecasp@pinacoteca.org.br.

Memorial da Resistência

No Memorial da Resistência, que fica na região da Luz, e que durante o período da Ditadura Militar abrigou o Departamento Estadual de Ordem e Política Social (DEOPS), serão realizadas visitas mediadas. O objetivo é refletir sobre o controle, a repressão e a resistência no período republicano. No dia 27 de agosto, será às 10h30, 13h30, 15h e 16h e no dia 28 de agosto, às 10h30 e 14h30. Para participar basta realizar inscrição no local, com meia hora de antecedência.

Avatar
Redaçãohttps://www.diariodoturismo.com.br
Primeiro e-Diário de Turismo do Brasil

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Delta Air Lines anuncia os resultados financeiros do segundo trimestre

A Delta Air Lines (NYSE: DAL) divulgou nesta terça-feira (14) os resultados financeiros do segundo trimestre de 2020 e destacou sua resposta contínua à...

Hoteleiros questionam altas cifras do Ecad em tempos de pandemia

Pleito antigo da hotelaria, a revisão das cobranças das altas taxas do Ecad ganhou destaque na agenda de debates da hotelaria em tempos de...

Accor anuncia Romulo Silva como novo diretor de Desenvolvimento para Franquias

A Accor acaba de anunciar Romulo Silva como novo diretor de Desenvolvimento para Franquias Accor Brasil. EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências O executivo, que teve importante...

Organização Mundial de Enoturismo é criada com sede na Espanha

REDAÇÃO E TRADUÇÃO DO DIÁRIO com agências internacionais Acaba de ser anunciada na Espanha a criação da Organização Mundial de Enoturismo (GWTO) que nasce junto...

Movimento de Viracopos (SP) apresenta recuperação gradual em junho

A recuperação no setor de passageiros apresenta tendência de crescimento após uma queda brusca registrada a partir de março EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências Em nota,...

Califórnia retrocede na reabertura com expansão do coronavírus nos EUA

SACRAMENTO, Estados Unidos (Reuters) - O governador da Califórnia decretou nesta segunda-feira um recuo no plano de reabertura da economia do Estado norte-americano, após...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias