“A proposta do Ministério do Turismo é ordenar e ajudar a fazer com que os municípios se preparem para essa revolução tecnológica que vem aí”, disse o ministro do Turismo Gilson Machado Neto
Por Redação
Na 48ª Abav Expo & Collab, que acontece até esta sexta-feira (8) no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, o ministério do Turismo apresentou aos agentes e gestores de viagem o projeto Destinos Turísticos Inteligentes (DTI).
“A proposta do Ministério do Turismo é ordenar e ajudar a fazer com que os municípios se preparem para essa revolução tecnológica que vem aí. Tem que ser uma cidade boa para quem mora e que atenda às necessidades dos turistas”, disse o ministro do Turismo Gilson Machado Neto.
Veja também as mais lidas do DT
A primeira etapa do projeto reúne 10 cidades: Recife (PE), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Angra dos Reis (RJ), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Campo Grande (MS), Brasília (DF), Rio Branco (AC) e Palmas (TO). Segundo o MTur, entre os critérios usados para a escolha estão conectividade, disponibilização de internet pública gratuita e índice de empreendedorismo e desenvolvimento humano.
O secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do Ministério do Turismo, William França disse que o projeto englobará outros serviços considerados essenciais aos turistas. “A partir do celular do turista será possível fazer a escolha de hotéis, passeios e, se ele tiver uma emergência medida, saberá onde se consultar”.
O MTur considera que um Destino Turístico Inteligente oferece produtos e experiências inovadoras e de qualidade a seus visitantes e tem como base a estruturação e a convergência de pilares como governança, tecnologia, sustentabilidade e acessibilidade.
A pasta afirma que realizou um trabalho de mapeamento de localidades com potencial de desenvolver ações. E promete: “O MTur arcará com todo um diagnóstico para apresentar às cidades selecionadas as necessidades e oportunidades encontradas em cada destino”.
Em formato híbrido, a 48ª Abav Expo & Collab acontece até esta sexta-feira (8) e reúne 184 expositores no Centro de Eventos do Ceará, na cidade de Fortaleza.