Presidente da Nobile publica carta otimista aos investidores e parceiros

Continua depois da publicidade

Com as rédeas do avanço da pandemia praticamente controlada, já que a população brasileira está 70% imunizada com duas doses da vacina e com a queda do número de internações e óbitos causados pelo coronavirus, a economia brasileira inicia sua curva ascendente.

REDAÇÃO DO DIÁRIO 

O otimismo é a palavra de ordem. É essa a mensagem de esperança que a carta do presidente e fundador do grupo Nobile Hoteis, Roberto Bertino traz a seus investidores, colaboradores e parceiros. Evidentemente, que ele faz ressalvas: “… no entanto, alguns fatores podem impactar negativamente, uns mais outros menos, na rentabilidade do setor hoteleiro neste ano de 2022, sendo eles: a inflação; o aumento da taxa Selic (taxa básica de juros da economia); ano de eleições gerais; aumento dos custos de “utilities” (água/ energia e gás); e a diária média”. Com uma abordagem muito técnica e analisando todos as variantes – tendo como base estudos da JLL -, Bertino conclui que os números levam a crer que em 2022 haverá um crescimento entre 7% e 9% na diária média, uma ótima perspectiva para os hoteleiros. Abaixo, transcrevemos sua carta, na íntegra:

Veja também as mais lidas do DT

Prezados Investidores, Colaboradores e Parceiros, O ano de 2022 promete!

Sim, estamos otimistas em relação à retomada da demanda por viagens corporativas e
de eventos, com as de lazer mantendo-se em alta em 2022. A razão desse otimismo se baseia em fatos, dentre eles: o crescimento da taxa de ocupação consolidada da rede NOBILE auferida no último quadrimestre de 2021; a performance consolidada dos hotéis da NOBILE no mês de janeiro/22, chegando a superar janeiro/20; mais de 70% da população do Brasil está totalmente imunizada com uma ou duas doses da vacina; a ômicron, embora seja uma variante mais transmissível, proporcionalmente tem gerado menor número de internações e óbitos, quando comparada com outras cepas em seus picos na pandemia; e, por fim, a população está consciente de que deve atentar aos protocolos de higiene e prevenção e se sentem mais seguras para viajarem a lazer ou a trabalho.

Embora otimistas com a retomada da demanda por viagens e por quartos de hotel, alguns fatores podem impactar negativamente, uns mais outros menos, na rentabilidade do setor
hoteleiro neste ano de 2022, sendo eles: a inflação; o aumento da taxa Selic (taxa básica de juros da economia); ano de eleições gerais; aumento dos custos de “utilities” (água/ energia e gás); e a diária média.

Visando reduzir esses impactos na rentabilidade das nossas operações, a NOBILE tem
dedicado foco num projeto de eficiência energética, incluindo a estruturação de contratos com empresas que fornecem energia no mercado livre, buscando gerar economias nas contas de energia das operações e que sejam viáveis e vantajosos aos empreendimentos. Em relação à diária média, se lançarmos um olhar para o período de 2004 a 2020, segundo dados da JLL (quadro abaixo), oportuno destacar que, deixando de fora o ano de 2020, primeiro ano da pandemia, o ano de 2015 apresentou a maior queda do setor hoteleiro em 17 anos, -7,1% em relação ao ano anterior de 2014, e que a diária média parou de cair em 2017, dois anos depois, apresentando acanhado crescimento em 2018, ano de eleições gerais. Avaliando o passado e o presente para prevermos o futuro, passados esses dois anos de forte crise causada pela pandemia, observamos que a diária média parou de cair e aumentou gradualmente no último quadrimestre de 2021 e no início de 2022. Estes dados nos levam a crer que em 2022 teremos um crescimento entre 7% e 9% na diária média. Isto acontecendo, conseguiremos recompor o fundo de reserva das operações, quitar o passivo, aumentando recursos ao capital de giro e a distribuição de dividendos aos nossos Investidores.

Atualmente, com 53 hotéis e presente em cinco países da América Latina, sendo eles:
Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, seguindo seu plano de expansão, em janeiro/22, a NOBILE somou dois novos hotéis ao portfólio, sendo eles: UMAWUE BY NOBILE, na cidade de Concepción no Chile, hotel com charme e requinte, oferece modernas instalações, excelente localização, conforto e experiências memoráveis. Concepción é a segunda região metropolitana mais populosa do país e que, por sua vez, tem significativa representação na economia chilena por abrigar o maior centro industrial do país; e o UNO BY NOBILE na cidade de Carpina em Pernambuco, com excelente localização, apartamentos modernos e muito bem equipados, área de lazer com piscina e academia, restaurante e estacionamento. Com mais de 85 mil habitantes, o município de Carpina situa-se na Zona da Mata Norte no estado de Pernambuco. Apelidada “Capital da Mata Norte”, dista 45 quilômetros da capital do estado, Recife. Oportuno lembrar que nossos Investidores podem consultar as tarifas e condições especiais para se hospedarem nos hotéis da rede NOBILE através do nosso site www.nobilehoteis.com.br.

O Comitê de Crise para enfrentamento do Covid-19 da NOBILE continua trabalhando arduamente, prestando suporte, informando, instruindo, treinando, controlando e diligenciando as rotinas junto aos líderes e equipes dos empreendimentos sob nossa gestão, licenciados e associados, sempre priorizando a saúde dos nossos funcionários, clientes e parceiros, com os quais temos mantido uma comunicação constante e transparente.

Registro meus sinceros agradecimentos aos nossos Investidores pela confiança em nós depositada, aos nossos colaboradores pelo engajamento e trabalho frutuoso e aos nossos fornecedores e parceiros pela crença em nossa proposta de trabalho.

A todos o meu cordial abraço!

Vamos em frente!

Roberto M. Bertino
Fundador e Presidente
Nobile Hotels & Resort

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade