Projeto cultural une educação e turismo em passeio virtual pela Fiocruz

O passeio pela instituição científica fundada em 1900 será gratuito e transmitido online pelo Youtube e Facebook

POR REDAÇÃO

Às 10h deste domingo (17) terá início, sob a condução do projeto cultural Rolé na Rede, um tour virtual pelo Castelo Encantado da Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz, instituição de saúde responsável, entre outras, pela produção de conhecimento científico e tecnológico.

O passeio 100% online e gratuito revisitará os fatos históricos, o patrimônio e explicará o papel da Fiocruz no combate à pandemia da covid-19, que já matou mais de 600 mil pessoas no Brasil, e no desenvolvimento científico global. Ao longo do percurso, adultos e crianças conhecerão a relevância da instituição que ainda encanta pela arquitetura.

Sob o nome Fiocruz – O Castelo Encantado da Ciência, o roteiro apresentará o Núcleo Modernista, que compreende a portaria da Avenida Brasil e o pavilhão da Febre Amarela; o Núcleo Eclético, com o Pavilhão da Peste, o Hospital Evandro Chagas e a Casa de Chá; e o próprio Pavilhão Mourisco, ou Castelo Mourisco. Conhecido como “Palácio das Ciências”, ele foi tombado em 1981 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Entre outros feitos que protagonizam a história da Fiocruz estão a complexa reforma sanitária que erradicou a epidemia de peste bubônica e a febre amarela da cidade do Rio de Janeiro no início do século XX; o episódio conhecido como o Massacre de Manguinhos, quando cientistas que trabalhavam para a fundação tiveram seus direitos cassados durante a ditadura militar; a atual relevância nas diversas frentes de combate à covid-19.

“Esta será uma oportunidade única para crianças e adultos conhecerem ainda mais sobre este patrimônio que trouxe tantos avanços para a saúde e a ciência do país. Desde sua fundação, no ano de 1900, quando foi inaugurada para fabricar soros e vacinas contra a peste bubônica, até os dias de hoje, em que é uma das maiores referências no combate à pandemia da covid-19, a Fiocruz é um exemplo da importância do apoio à ciência e a tecnologia em benefício da sociedade, além de um motivo de orgulho para todos os brasileiros”, afirma Isabel Seixas, idealizadora e coordenadora do projeto Rolé Carioca.

Fiocruz – O Castelo Encantado da Ciência será transmitido ao vivo pela plataforma Zoom e pelo Facebook do projeto Rolé Carioca, que já levou mais de 24 mil pessoas pelas ruas da cidade no formato presencial. O Rolé Carioca conta com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura, da Estácio e da Operadora Nacional do Sistema Elétrico (ONS), copatrocínio da First RH Group e Shift Gestão de Serviços, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, e apoio da Lecca.

Rolé na Rede

Fiocruz – O Castelo Encantado da Ciência

Data: 17 de outubro (domingo)

Hora: 10 horas

Participação: O link do Zoom será liberado às 9h50 nos perfis do projeto (Facebook e Instagram)

Duração: aproximadamente 1 hora

Gratuito – Não é necessário fazer inscrição

Site: www.rolecarioca.com.br

Facebook: /RoleCarioca

Instagram: @rolecarioca

YouTube: /RoleCarioca

CADASTRE-SE GRATUITAMENTE

TENHA ACESSO À CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

+ 300 MATÉRIAS COM CONTEÚDO DIRECIONADO

RECEBA AS ATUALIZAÇÕES EM 1ª MÃO

Tenha acesso ILIMITADO ao conteúdo EXCLUSIVO de turismo.

Conteúdo exclusivo

Recentes

Mais do DT