Rachado, Salvador Destination sofre debandada de associados

Continua depois da publicidade

“O esvaziamento foi seguido por outras empresas do segmento turístico, descontentes com a gestão pouco transparente”, afirma a ABIH-BA

Por Redação

O Salvador Destination, organização responsável pela atração de eventos na capital baiana, enfrenta uma debandada de associados nos últimos anos.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (Abih-BA), dos 32 hotéis associados ao Salvador Destination, 30 se desligaram e hoje restam apenas dois em seu quadro.

Veja também as mais lidas do DT

A ABIH-BA considera que o Salvador Destination vem se afastando da concepção inicial de seus fundadores mesmo antes da pandemia.

Esse descumprimento da função social, prossegue a ABIH-BA, espelha a baixa participação efetiva de seus afiliados nas decisões e clareza na gestão de recursos.

Ouça o áudio do presidente da ABIH-BA, Luciano Lope, enviado ao DIÁRIO:

“O esvaziamento foi seguido por outras empresas do segmento turístico, descontentes com a gestão pouco transparente”, diz em nota a Abih-BA, lembrando que as contas do exercício de 2020 foram aprovadas com ressalvas pela Assembleia em decorrência de irregularidades apontadas na Auditoria contratada pelo Conselho Fiscal.

A mudança no Estatuto do Salvador Destination é apontada como arbitrária pela ABIH-BA. Ela impede “a volta de seus fundadores e ex-associados, a menos que aceitem ficar 6 meses sem direito a voto e 2 anos sem poder ser votado; alteração de critérios para alienação de bens patrimoniais, confirmando um modus operandi arbitrário e inaceitável”.

O presidente da ABIH-BA, Luciano Lopes, teme que os esforços e investimentos realizados no passado através dos hotéis e pela Prefeitura Municipal de Salvador estejam se perdendo.

“Embora a cidade já disponha de um novíssimo Centro de Convenções, estamos assistindo ao redirecionamento de eventos para outras capitais, fruto da inércia da atual Diretoria, incapaz de desenvolver as ações necessárias para sua captação”, lamenta o presidente da Abih-BA.

Luciano Lopes, presidente da ABIH – BA (Crédito: divulgação)

Salvador não pode mais esperar

Lopes afirma que Salvador não pode mais esperar. “A gente tem uma retomada do turismo de lazer, mas o de negócios não retomou. Precisamos voltar a sediar eventos. Salvador tem um Centro de Convenções novíssimo e os eventos estão indo para outras capitais”.

Nesse contexto, assegura o presidente da ABIH-BA, o prejuízo para a hotelaria é muito grande. “Estamos vendo os eventos que estão previstos para 2022 e 2023 indo para outras capitais. Infelizmente a gente perde muito, pois temos mais de R$ 1 bi investidos em hotéis de Salvador”.

Se um acordo entre os hoteleiros e o Salvador Destination, Luciano Lopes vê como saída a criação de uma nova entidade para atrair eventos e fomentar a retomada do turismo. “Estamos trabalhando fortemente para que a gente possa efetivamente reconduzir esse turismo de negócio em nossa cidade”, finaliza.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade