Rachado, Salvador Destination sofre debandada de associados

“O esvaziamento foi seguido por outras empresas do segmento turístico, descontentes com a gestão pouco transparente”, afirma a ABIH-BA

Por Redação

O Salvador Destination, organização responsável pela atração de eventos na capital baiana, enfrenta uma debandada de associados nos últimos anos.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (Abih-BA), dos 32 hotéis associados ao Salvador Destination, 30 se desligaram e hoje restam apenas dois em seu quadro.

A ABIH-BA considera que o Salvador Destination vem se afastando da concepção inicial de seus fundadores mesmo antes da pandemia.

Esse descumprimento da função social, prossegue a ABIH-BA, espelha a baixa participação efetiva de seus afiliados nas decisões e clareza na gestão de recursos.

- Advertisement -

Ouça o áudio do presidente da ABIH-BA, Luciano Lope, enviado ao DIÁRIO:

“O esvaziamento foi seguido por outras empresas do segmento turístico, descontentes com a gestão pouco transparente”, diz em nota a Abih-BA, lembrando que as contas do exercício de 2020 foram aprovadas com ressalvas pela Assembleia em decorrência de irregularidades apontadas na Auditoria contratada pelo Conselho Fiscal.

A mudança no Estatuto do Salvador Destination é apontada como arbitrária pela ABIH-BA. Ela impede “a volta de seus fundadores e ex-associados, a menos que aceitem ficar 6 meses sem direito a voto e 2 anos sem poder ser votado; alteração de critérios para alienação de bens patrimoniais, confirmando um modus operandi arbitrário e inaceitável”.

O presidente da ABIH-BA, Luciano Lopes, teme que os esforços e investimentos realizados no passado através dos hotéis e pela Prefeitura Municipal de Salvador estejam se perdendo.

“Embora a cidade já disponha de um novíssimo Centro de Convenções, estamos assistindo ao redirecionamento de eventos para outras capitais, fruto da inércia da atual Diretoria, incapaz de desenvolver as ações necessárias para sua captação”, lamenta o presidente da Abih-BA.

Luciano Lopes, presidente da ABIH – BA (Crédito: divulgação)

Salvador não pode mais esperar

Lopes afirma que Salvador não pode mais esperar. “A gente tem uma retomada do turismo de lazer, mas o de negócios não retomou. Precisamos voltar a sediar eventos. Salvador tem um Centro de Convenções novíssimo e os eventos estão indo para outras capitais”.

Nesse contexto, assegura o presidente da ABIH-BA, o prejuízo para a hotelaria é muito grande. “Estamos vendo os eventos que estão previstos para 2022 e 2023 indo para outras capitais. Infelizmente a gente perde muito, pois temos mais de R$ 1 bi investidos em hotéis de Salvador”.

Se um acordo entre os hoteleiros e o Salvador Destination, Luciano Lopes vê como saída a criação de uma nova entidade para atrair eventos e fomentar a retomada do turismo. “Estamos trabalhando fortemente para que a gente possa efetivamente reconduzir esse turismo de negócio em nossa cidade”, finaliza.

Compartilhe com um amigo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Redaçãohttps://diariodoturismo.com.br
Primeiro e-Diário de Turismo do Brasil

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias para a sua viagem!


    Mais lidas

    Site do Editor

    O jornal dos melhores leitores

    Mais recentes

    16º Festival das Cataratas chega ao fim e celebra visitação

    “Foi uma edição especial para todos nós”, afirmou a diretora do Festival das Cataratas Mayara Angeli Edição DIÁRIO com agências O 16º Festival das Cataratas chegou...

    Taiwan será primeiro país do Leste Asiático a receber a World Pride

    O evento acontece a cada dois anos em uma cidade diferente e reúne, além da Parada do Orgulho LGBTQIA+, uma série de outros eventos...

    Conheça o destino brasileiro referência em turismo acessível

    A grande maioria das atividades de turismo aventura estão adaptadas para pessoas com qualquer tipo de deficiências Edição DIÁRIO com agências A cidade de Socorro (SP),...

    Brasil terá escritório regional da Organização Mundial do Turismo (OMT)

    Com a confirmação da sua construção, será a primeira representação da entidade nas Américas, fortalecendo o setor em todos os países do continente Edição DIÁRIO...

    Aviação defende adesão de países da América Latina ao Certificado Digital COVID da União Europeia

    O sistema de Certificado Digital COVID da UE compreende três tipos de certificados gratuitos relacionados à Covid-19: um certificado de vacinação, um certificado de...

    França atualiza regras para a entrada de turistas estrangeiros

    Novas medidas são apresentadas no momento em que as contaminações avançam na Europa e o aparecimento da nova variante ômicron causa temor global Por Redação A...

    Relacionadas

    Compartilhe com um amigo:
    Pautas e Marketing