Reviva Capitólio recebe investimento do estado para retomada do turismo

Continua depois da publicidade
Governo do estado vai investir R$ 5 milhões em Capitólio

Edição DIÁRIO com agências

Lançado nessa terça feira (8) pelo governo de Minas Gerais, o programa Reviva Capitólio – Viva o Mar de Minas irá investir R$ 5 milhões por meio da Secretaria de Estado de Turismo.

O valor será destinado para ações que incluem ordenamento, capacitação e regulamentação de uso e ocupação dos cânions e suas águas, visando a segurança de trabalhadores e turistas.

Veja também as mais lidas do DT

Uma equipe formada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, além das prefeituras de Capitólio, São José da Barra e São João Batista do Glória, polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Marinha do Brasil, Instâncias de Governanças Regionais (IGRs), Sebrae e Fecomércio, discutem as etapas de recuperação do turismo na região.

Foram contratados também 11 geólogos que já estão fazendo estudos mais aprofundados sobre a região, que irão auxiliar a produzir um plano de manejo.

O destino chamado Mar de Minas receberá ações para garantir segurança aos turistas. (Crédito: Divulgação)

Entre as ações para a região, a iniciativa prevê a criação de um posto de acolhimento aos visitantes a ser formado pela PM, Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil, Polícia Civil e prefeituras. O objetivo é passar informações sobre os cânions da região e prevenir os turistas contra acidentes.

Um consórcio entre os municípios envolvidos será formado para aplicar as regras de forma conjunta. Além disso, o plano inclui o desenvolvimento de um aplicativo para o monitoramento do fluxo de pessoas em passeios náuticos e terrestres e a criação de um grupo de estudos para o Turismo de Aventura, com a participação de Conselhos Municipais de Turismo, IGRs envolvidas, do ICMBIO e da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta).

A Secretaria de Estado de Turismo ainda deve elaborar e publicar, com o Grupo de Trabalho de Turismo de Aventura e municípios, uma resolução e legislação para a prática comercial da atividade.

PC

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade