Iniciativa recebeu apoio da Fecomércio de Rondônia e teve participação de várias entidades, incluindo do poder público
Edição DIÁRIO com agências
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae), em parceria com a Fecomércio de Rondônia, realizou o 1º Meeting Internacional de Turismo da Amazônia, dia 16 de novembro, no Hotel Golden Plaza, em Porto velho. O tema do evento, muito debatido durante o dia de programação, foi a integração turística da Amazônia.
Veja também as mais lidas do DT
Entre os painéis apresentados foram debatidos temas como a estruturação e novos produtos turísticos, especialmente neste momento pós-pandemia e a perspectiva dessa retomada sob o ponto de vista do empresário e apresentou o programa Vai Turismo
Políticas públicas aplicadas ao turismo também foram destaque em painel com o professor Haroldo de Sá, da Universidade de Rondônia (Unir), e Gisele Louise, da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), em que o ponto pacífico foi a necessidade de união de esforços para desenvolver o turismo.
Após um rico debate sobre as rotas integradas, afim de criar um projeto estruturante de turismo, que os Sebraes da Região Norte estão desenvolvendo, justamente sob a ótica de integração turística, Germana Magalhães, do Sebrae Nacional, apresentou a experiência da Rota das Emoções, uma iniciativa integrada com três Estados da Região Nordeste (Piauí, Ceará e Maranhão).
Estiveram presentes como convidadas especiais Lorena San Román, pesquisadora costarriquena da área, e Milagros Ochôa, diretora executiva do escritório da Promperu no Brasil
“O desenvolvimento sustentável do turismo passa por mobilização e organização da governança do trade turístico, além de várias iniciativas que promovam a capacitação dos atores locais, sejam eles da iniciativa privada, do poder público ou do terceiro setor que estejam direta ou indiretamente ligados à atividade. Este evento já é um desdobramento que surgiu na Agrolab Amazônia, e vamos seguir nessa estratégia, agregando as entidades e o trade em um só propósito”, disse Samuel Almeida, diretor técnico do Sebrae em Rondônia.