Três vilas turísticas brasileiras concorrem a prêmio da ONU

Rota do Enxaimel, em Pomerode (SC), São Bartolomeu, em Ouro Preto (MG), e Alberto Moreira, em Barretos (SP), são as indicadas.

Edição DIÁRIO com agências
A Organização das Nações Unidas (ONU), premiará dia 2 de dezembro, destinos onde o turismo gere oportunidades de maneira sustentável, com o Best Tourism Villages, que será anunciado durante a assembleia geral da Organização Mundial do Turismo, agência da ONU para o setor, em Madri, Espanha.

Concorrem a premiação 170 vilas de 75 países, alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, que visam principalmente promover a igualdade de gênero, a proteção do meio ambiente, a produção rural sustentável e o desenvolvimento econômico.

O  Ministério do Turismo fez três indicações entre os destinos nacionais, a Rota do Enxaimel, em Pomerode (SC), São Bartolomeu, em Ouro Preto (MG), e Alberto Moreira, em Barretos (SP).

 

Rota do Enxaimel

A Rota do Enxaimel é a mais conhecida entre os brasileiros. Uma comunidade com cerca de  3 mil moradores, localizada em Pomerode (SC), onde está  a maior concentração de casas construídas no estilo enxaimel fora da Alemanha. São 50 numa localidade tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em reconhecimento ao valor cultural e paisagístico. 

Além das casas, preservadas em parceria entre proprietários e poder público, o roteiro oferece passeios em meio à natureza, gastronomia típica, artesanato, produtos da agricultura familiar, chocolates e manifestações culturais herdadas dos colonizadores alemães de Pomerode.

O selo da ONU potencializa o destino e o promove mundialmente.

PC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

CADASTRE-SE GRATUITAMENTE

TENHA ACESSO À CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

+ 300 MATÉRIAS COM CONTEÚDO DIRECIONADO

RECEBA AS ATUALIZAÇÕES EM 1ª MÃO

Tenha acesso ILIMITADO ao conteúdo EXCLUSIVO de turismo.

Conteúdo exclusivo

Recentes

Mais do DT