Natal inspira cenários e celebrações no Rio Grande do Sul

Por Neneca Campos

A Serra é o destino mais procurado por oferecer uma variedade grande de festividades como o Natal Luz de Gramado e o Sonho de Natal, em Canela. Mas o estado do Rio Grande do Sul inteiro vive o clima de natal.

Não faltam opções próximas da capital gaúcha, como o “Natal dos Anjos”, em Dois Irmãos, com apresentações de desfiles temáticos, corais, shows e espetáculos natalinos,
e o “Natal em Estrela”, que apresenta show de luzes e águas dançantes.

No centro do Estado acontece o “Natal Iluminado da Quarta Colônia”, com apresentações de corais, orquestra, desfile natalinos e queima de fogos reunindo os sete municípios da região.

Na capital das Missões acontece o “Natal Cidade dos Anjos”, no Centro Histórico de Santo Ângelo e na Praça Pinheiro Machado, com show de luzes, projeção mapeada, shows e espetáculos natalinos. Uma boa oportunidade para conhecer o único patrimônio mundial da UNESCO na região sul, em São Miguel das Missões, distante 58 km de Santo Angelo.

Na capital, o “Brilha Porto Alegre” busca fortalecer o clima festivo e o espírito do Natal por meio da decoração e iluminação das áreas públicas, residências, lojas e centros comerciais.

Em Canela o Papai Noel Radical

No último sábado (27) o Papai Noel e seus ajudantes desceram de rapel os 131 metros da cascata do Caracol, na cidade de Canela (Foto: divulgação)

No último sábado (27) o Papai Noel e seus ajudantes desceram de rapel os 131 metros da cascata do Caracol. O roteiro de aventuras do Bom Velhinho Radical inclui passagens pela roda-gigante de Balneário Camboriú, Hospital da Criança Santo Antônio, em Porto Alegre, e Bondinho Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro. Além das itinerâncias, o Papai Noel continua realizando suas descidas diárias no espetáculo Fábrica de Sonhos”, que ocorre às 20h e às 21h, na Catedral de Pedra, no centro de Canela, até 9 de janeiro.

Parque Temático Mundo a Vapor apresenta “O Presente do Noel”

As exibições acontecem duas vezes ao dia, às 10h30 e às 14h30, até 31 de janeiro (Foto: Cleiton Thiele)

O Parque Temático Mundo a Vapor, em Canela, apresenta o musical inédito “O Presente do Noel”, estrelado pelos vapores Les Vapeurs. As exibições acontecem duas vezes ao dia, às 10h30 e às 14h30, até 31 de janeiro. A atração envolve música, dança e o espírito natalino que transporta pessoas de todas as idades aos seus sonhos de infância.

A Magia do Natal na Cidade dos Elfos

Programação natalina de Nova Petrópolis reúne mais de 170 atrações (Foto: divulgação)

Nova Petrópolis promove a Magia do Natal na Cidade dos Elfos, na Rua Coberta e Praça das Flores. Mais de 170 atrações, em 11 finais de semana, irão transformar a terra mais germânica da Serra Gaúcha na Cidade dos Elfos.

Natal Borbulhante em Garibaldi

O Natal em Garibaldi busca valorizar os pequenos momentos da vida surpreendendo moradores e turistas.  Uma belíssima decoração natalina, repaginada, está exposta em mais de três quilômetros de vias do Centro Histórico, em um trajeto que já encanta pela arquitetura de prédios centenários. A abertura oficial do evento, aconteceu no último domingo (28), com a benção do Frei Jadir Segalla e o acendimento das luzes.

Em Bento Gonçalves acontece o “Natal Sobre Trilhos”, na Maria Fumaça. A temporada da emoção, magia e encantamento natalino a bordo da Maria Fumaça – Trem do Vinho, de Bento Gonçalves, começou no sábado (27). O espetáculo Natal Sobre Trilhos que toma conta dos vagões até 18 de dezembro.

Todas as viagens, que acontecem somente aos sábados, contam com atrações exclusivas que percorrem um a um dos vagões do trem surpreendendo e emocionando os passageiros com mensagens especiais interpretadas por personagens lúdicos e músicas de Natal interpretadas ao vivo por cantores e cantoras. Uma divertida e animada bandinha também garante a diversão dos passageiros.

 Natal Luz de Gramado

Na Vila de Natal, localizada na Praça das Etnias, expositores locais apresentam seus produtos artesanais de Natal (Foto: divulgação)

Desde de outubro, nas ruas de Gramado, é possível vivenciar uma experiência mágica que só o Natal Luz consegue proporcionar. A programação inclui diversas atrações grátis, como o tradicional Show de Acendimento, que ocorre diariamente às 19h45, nas ruas centrais de Gramado. Na Vila de Natal, localizada na Praça das Etnias, expositores locais apresentam seus produtos artesanais de Natal e diversas apresentações podem ser assistidas gratuitamente diariamente das 10h às 22h.

Além das atividades gratuitas, o 36º Natal Luz Gramado tem cinco grandes espetáculos pagos. Para assistir as estas atrações, é preciso adquirir os ingressos antecipadamente – principalmente para o Grande Desfile de Natal e o Nativitaten, os eventos mais procurados.

Mátria Parque de Flores é inaugurado em São Francisco de Paula

Os jardins do Mátria Parque de Flores começam com um acervo inicial de sete milhões de mudas de plantas de 300 espécies diferentes (Foto: Márcio Pinto)

O Mátria Parque de Flores, uma das atrações mais aguardadas na Serra Gaúcha foi inaugurado na última sexta-feira (26) na cidade de São Francisco de Paula, situado às margens da ERS-235, quase no limite com Canela a cerca de 35 minutos de carro de Gramado.

Os jardins do Mátria Parque de Flores começam com um acervo inicial de sete milhões de mudas de plantas de 300 espécies diferentes, entre flores ornamentais e árvores. São 30 jardins interligados por um caminho de oito quilômetros de extensão. Outros 4km de trilhas autoguiadas levam os visitantes a conhecer a Mata com Araucária, uma das principais características do bioma Mata Atlântica.

Agora, as cores, os aromas e a energia única do Mátria deixaram de ser mistério para poder ser, enfim, conhecidos pelo público.

Participação do RS na Expo Dubai

Evento que reúne 190 países e que prevê mais de 20 milhões de visitantes contou com uma comitiva de empresários e lideranças gaúchas lideradas pelo Secretário Ronaldo Santini, nos dias 11 a 22 de novembro. A missão gaúcha foi apresentar os destinos turísticos do Rio Grande do Sul para o mundo.

Retorna os voos diretos ligando a capital gaúcha a Buenos Aires

A partir de 2 de janeiro a Aerolíneas Argentinas volta a operar Buenos Aires/Porto Alegre com três frequências semanais, às quartas, sextas e domingos, com saídas às 23;20 horas e retorno da capital portenha às 20.30 horas.

Os voos são diretos, de/para o Aeroparque, o que permite conexão a todos destinos argentinos.

A companhia aérea informou que 65% das passagens compradas para fazer a rota Buenos Aires-São Paulo são de turistas brasileiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

CADASTRE-SE GRATUITAMENTE

TENHA ACESSO À CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

+ 300 MATÉRIAS COM CONTEÚDO DIRECIONADO

RECEBA AS ATUALIZAÇÕES EM 1ª MÃO

Tenha acesso ILIMITADO ao conteúdo EXCLUSIVO de turismo.

Conteúdo exclusivo

Recentes

Mais do DT