Uma Volta ao Mundo da Patagônia no Via Australis III

Continua depois da publicidade

por Paulo Atzingen*

(Quarta-feira, 8 de abril – Fiorde Garibaldi) Navegando no fiorde Garibaldi, neste terceiro dia de expedição, vejo fios de cachoeira despencando da montanha de pedra, árvores e musgos agarram-se no precipício e não se sabe o que os segura, se o gelo ou se a rocha. A paisagem continua colossal. Pequenos filetes de água até cachoeiras enormes caem sobre o canal avisando que o verão terminara, do outono havia ainda uma réstia de sol e que o inverno, com sua titânica brancura, se aproximava.

A subida para a cachoeira é a programação da tarde. É uma das atividades mais pesadas – ou melhor, a mais pesada, já que exige preparo físico e resistência. Dos 90 passageiros embarcados neste Cruzeiro 281, apenas nove querem participar da aventura.

Veja também as mais lidas do DT

A pernada consiste em uma caminhada de uma hora, aproximadamente, montanha acima, em direção a uma cachoeira de cerca de 70 metros de altura, com dificuldades que variam de médias, pesadas e quase intransponíveis.

O guia de expedição, Haron Aillon, lembra: “Iremos em um passo rápido pois temos que retornar antes que escureça. É preciso ressaltar que no outono os dias aqui terminam cedo, por volta das 17 horas, dentro dos fiordes e dentro das florestas”, alertou.

Fios de cachoeira caem da montanha de pedra anunciando o fim do outono e a chegada do inverno
Fios de cachoeira caem da montanha de pedra anunciando o fim do outono e a chegada do inverno (Foto: Wanderley Mattos Jr)

Superação

Acrescidos ao preparo físico, a subida é um exercício mental para peso-pesados, determina os limites de cada um e exige superação. Mas é também uma chance de conhecer de forma definitiva a natureza sub-antarctica com todos os seus mistérios.

É uma floresta escura, úmida e sustentada por uma terra preta e rica em todo tipo de nutrientes. Ouvíamos o veio dágua se manifestando bem acima, e, a cada dez metros superados, equivalia a duzentos metros em linha reta. Cada passo deveria ser calculado, levando-se em conta o impacto, a distância, a altura, a forma como o pé vai se ajustar à superfície seja pedra, seja lama, seja árvore, seja cipó ou seja galho. Se a perna deve ser esticada para economimizar energia e dar uma passada mais larga ou, dar um passo mais curto, e não se arriscar a cair no precipício de árvores emaranhadas. O alongamento dos braços e das pernas e a resistência são colocados à prova.

Passamos por uma garganta de árvore esprimida por uma pedra gigante sustentada apenas, e espetacularmente, pela lei da gravidade. Descemos um barranquinho de ao menos três metros de altura e chegamos a um dos braços da cachoeira que escorria para baixo. A água parecia que fazia festa. Havia se libertado da geleira e corria para a piscina do fiorde, lá embaixo, dando gritos de alegria. Uma corda serviu de ponte e a travessia é feita com a ajuda dos guias de expedição.

O ataque ao platô da cachoeira se aproximava e já era possível ouvir seu eco por entre as árvores. Avistávamos mais um espetáculo da Patagônia: o fiorde Garibaldi em sua espetacular grandeza.

Troféu

Nos últimos 50 metros a equipe preparara o caminho com cordas amarrando-as ao estilo corrimão, o que facilitou bastante a chegada aos pés da cachoeira.

Acrescidos ao preparo físico, a subida é um exercício mental para peso-pesados, determina os limites de cada um e exige superação
Acrescidos ao preparo físico, a subida é um exercício mental para peso-pesados, determina os limites de cada um e exige superação

O cansaço momentâneo, o coração saindo pela boca e o suor a ensopar a roupa compunham o troféu, lá em cima.

A cascata despencava e trazia para baixo a neve transformada em movimento, força e temperatura. A água fria que se precipitara de uma geleira de 70 metros de altura respingava nas pedras e criava um halo azulado, indefinido.

Mais uma vez era possível, ali, do alto do fiorde Garibaldi, mensurar a grandeza da Patagônia chilena.

“Estes limites impostos pelo corpo, mas antes, autorizados pela mente, devem ser diariamente quebrados – como hoje – para não perdermos esses raios de sol que teimam em iluminar as cordilheiras de gelo”, pensei, com a adrenalina fazendo a festa em minhas veias, antes de encarar a descida.

Mais uma vez era possível, ali, do alto do fiorde Garibaldi mensurar a grandeza da Patagônia chilena
Mais uma vez era possível, ali, do alto do fiorde Garibaldi, mensurar a grandeza da Patagônia chilena

* O jornalista Paulo Atzingen viajou à Patagônia convidado pela Cruceros Australis

LEIA MAIS: Uma volta ao mundo da Patagônia – I

LEIA MAIS: Uma Volta ao mundo da Patagônia – II

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade