Arte urbana de São Paulo é destaque em evento na zona portuária do Rio

A arte urbana que há anos tomou conta das ruas de São Paulo, ganhando projeção internacional, marca presença na região portuária do Rio de Janeiro, na edição 2015 do Art Rua, aberta na noite de quinta-feira (10) no Centro Cultural Ação da Cidadania, na Gamboa.

O festival de arte urbana, ocorre paralelamente ao ArtRio, a Feira Internacional de Arte também inaugurada nesta quinta-feira na mesma região, em quatro armazéns do Pier Mauá. Os dois eventos vão até o próximo domingo (13)

A ArtRio, que está em sua quinta edição, é um evento do mercado de arte, com entrada paga, participação das principais galerias nacionais e estrangeiras e expectativa de grandes negócios. Já a Art Rua, também criada em 2011, nasceu com a proposta de ser um festival de arte urbana, mas no ano passado também ganhou o status de feira, abrindo espaço para os artistas venderem suas obras.

Em áreas comerciais ou expositivas, a arte ocupa todos os 14 mil m² do galpão da Ação da Cidadania. No primeiro andar, quem dá as boas-vindas ao público são sete megapainéis assinados por artistas de São Paulo, selecionados pelo curador desta edição do evento, Cristiano Kana, serigrafista e pioneiro da street art.

Galerias de vários estados também estão presentes na área comercial da Art Rua
Galerias de vários estados também estão presentes na área comercial da Art Rua

“Todos os painéis têm como foco a cidade de São Paulo, o que ela representa para o mundo e o que só ela tem”, explica Cristiano, que aposta na ocupação pela arte dos amplos espaços da região portuária carioca. “O Rio está de parabéns pela revitalização dessa área e por estarem as autoridades acreditando na arte urbana. Quem viaja para outras partes do mundo percebe a importância da street art na valorização dos espaços urbanos”, comenta.

Idealizador do evento, André Bretas justifica o destaque dado aos artistas paulistas este ano. “Depois de cinco anos e de ter apresentado mais de cem artistas, sentimos a necessidade de fazer uma edição com foco na cidade que projetou o Brasil como referência internacional na arte urbana”.

Galerias de vários estados também estão presentes na área comercial da Art Rua, como a pernambucana Nuvem – a principal do Nordeste, a mineira Quarto Amado e as cariocas Huma Art Projects, Casa 7, Galeria do Porto e Formigueiro, além das paulistas A7MA, Ponder70 e Verve. A parte expositiva é ocupada por instalações e mostra individuais de diversos artistas.

No entorno do centro cultural, artistas farão pinturas de empenas e murais, que depois ficarão como legado artístico para a cidade. A proposta é que as intervenções externas criem um circuito de turismo de arte urbana na região portuária. “Veja o caso de Miami, que hoje atrai visitantes interessados em ver essa arte nas ruas”, compara Cristiano Kana.

Shows musicais, de bandas de variados estilos, e um espaço de gastronomia completam a programação do Art Rua 2015. De sexta-feira (11) até domingo (13), a feira de arte fica aberta das 14h às 22h, com entrada franca. O Centro Cultural Ação da Cidadania fica na Avenida Barão de Tefé, 75, na zona portuária do Rio. (Agência Brasil)

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Senado vota projetos para manutenção de empregos durante calamidade

Agência SenadoO Senado fará nesta quarta-feira (8) duas sessões remotas para analisar projetos de enfrentamento à crise econômica provocada pelo coronavírus. A dinâmica de...

Ronaldo Albertino, da Hotel Care, faz prognósticos do setor: “a regra vai ser fechar as contas no zero a zero”

Quando iremos retomar a normalidade da atividade econômica, em especial as atividades hoteleiras? por Paulo Atzingen*Uma recente enquete do Bradesco BBI (Banco de Investimento da...

Decidido: ABIH-SC transfere 33ª edição do Encatho & Exprotel para agosto de 2021

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina ABIH-SC, informou na tarde desta terça-feira sua decisão de transferir a 33ª edição do...

Obrigado repórter! Parabéns aos jornalistas!

por Paulo Atzingen* “As bancas de jornais foram roubadas“, falou-me a repórter. Imediatamente me veio à cabeça revistas e jornais sendo surrupiados por ladrões interessados...

Vila Galé apoia MP 936/2020 que preserva empregos e renda de colaboradores

Em comunicado emitido na manhã desta terça-feira (7), o grupo português Vila Galé congratula-se com as primeiras medidas aprovadas pelo Governo Federal brasileiro de...

Jornalista: um escritor que navega pelas correntezas do verossímil

Por Paulo Stucchi*Recordo-me de um professor – daqueles que marcam a vida da gente numa época em que queremos abraçar o mundo, mas não...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias