Como o Natal é celebrado ao redor do mundo

Continua depois da publicidade

Temos aqui no Brasil uma série de tradições natalinas já consagradas, comuns a praticamente todos os brasileiros. A ceia de Natal com a família, o amigo secreto e as decorações em vermelho, verde e branco são apenas algumas delas. Até mesmo os aeroportos lotados já parecem ser uma tradição dessa época no ano por aqui. Mas será que no resto do mundo o Natal também é comemorado da mesma maneira?

REDAÇÃO


 
Naturalmente, o espírito natalino é um sentimento universal, afinal, é impossível não se deixar contagiar quando tudo à nossa volta “se veste” de Natal. Lojas e casas são decoradas, filmes temáticos são lançados, presentes são trocados entre amigos e familiares e surgem até mesmo caça-níqueis com temas natalinos, extremamente populares entre os amantes dos cassinos.
Por outro lado, também é possível encontrar ao redor do mundo diversos hábitos que são únicos, presentes em apenas um país ou cidade. Pensando nisso, separamos algumas das principais tradições que contam um pouco sobre como o Natal é celebrado ao redor do mundo.
Um tronco de Natal que dá presentes – Catalunha, Espanha
Na Catalunha, cidade localizada na Espanha, apesar do seu desejo de independência, não é o Papai Noel quem deixa os presentes na noite de Natal, mas um personagem chamado Tió de Nadal. A figura é construída a partir de um tronco oco de árvore com pernas de pau e enfeitado com um rosto sorridente, sendo colocado nas casas na festa da Imaculada Conceição (8 de dezembro). Todas as noites, é necessário dar algo de “comer” ao tronco, de modo que na véspera de Natal ele “defeque” presentes para a toda família. Curioso, não é?
Desfile de lanternas gigantes – San Fernando, Filipinas
Uma das tradições de Natal da cidade de San Fernando, nas Filipinas, é o Festival das Lanternas Gigantes. A festa é realizada anualmente e atrai visitantes de todos os lugares do mundo, ansiosos para conferir o desfile de lanternas gigantes feitas pelos moradores com bambu ou aço, plásticos coloridos e papel. De tão famosa que é a celebração, a cidade é conhecida como “Capital do Natal das Filipinas”.
Uma outra data para o Natal – Rússia
Outro país que possui algumas tradições bem diferentes das nossas é a Rússia, a começar pela data em que o Natal é comemorado. Acontece que os russos seguem um calendário diferente, de modo que essa festa é celebrada por eles apenas no dia 07 de janeiro. Além disso, os pratos servidos na ceia também são bem diferentes do que estamos acostumados, incluindo alguns pratos típicos deles, como o zakuski e o kutya. A vodka, claro, é outro elemento que não pode faltar.
Ir de patins para a missa – Caracas, Venezuela
A missa de Natal é uma tradição comum em muitos países, é claro. O que ganha contornos singulares em Caracas, na Venezuela, não é a celebração em si, mas a maneira como os fiéis se deslocam até lá: eles vão de patins. Este hábito está tão enraizado nos cidadãos da capital venezuelana que as ruas precisam ser fechadas para que a “congregação” de patins consiga chegar à igreja em segurança. Uma tradição peculiar e interessante, que nos lembra que a Venezuela é mais que apenas a crise que enfrenta atualmente.
Comer frango frito na véspera de Natal – Tóquio, Japão
Ainda que não façam parte de um país cristão, os japoneses também celebram o Natal e possuem diversas tradições para comemorar a data entre a família e os amigos. Só que a maneira como eles celebram é bem diferente da nossa. Um exemplo está na culinária: um dos pratos mais consumidos pelos japoneses nessa época do ano é o frango frito. Estima-se que 3,6 milhões de pessoas consumam essa proteína na véspera de Natal.
 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade