Parque Nacional de Abrolhos reabre para visitação, mas com regras

Continua depois da publicidade

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) reabriu na última nesta terça-feira (1º) o Parque Nacional de Abrolhos, em Caravelas, Bahia.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com ICMBio


A reabertura acontece de forma parcial. O público poderá usufruir da visitação comercial embarcada (que inclui a observação de fauna como baleias jubarte, flora e trilha monitorada em ilha) e todos os pontos de mergulho livre e autônomo. Porém, ainda permanecerá fechado ao público o Centro de Visitantes do Parque e a possibilidade de visitas por embarcações particulares. O desembarque nas ilhas será permitido apenas aos visitantes que estiverem em passeios com pernoites.

Veja também as mais lidas do DT

A reabertura obedece a uma série de medidas de prevenção. Além disso, cada uma das cinco operadoras autorizadas a realizar a visitação comercial na unidade de conservação (UC) federal apresentará condições adicionais, considerando recomendações pertinentes que se apliquem ao porte das embarcações e aos serviços oferecidos.

Números ajustados

O número de visitantes conduzidos por condutores autorizados será ajustado, a fim de garantir melhor distanciamento e segurança nas atividades, tais como a trilha monitorada na ilha Siriba, o mergulho livre e o mergulho autônomo. Nas trilhas em ilhas, serão oito visitantes para cada condutor, e para o mergulho autônomo seguirá a proporção de seis visitantes por condutor.

Segundo a UC, será respeitado o distanciamento de 2 metros entre os visitantes durante as atividades nas trilhas nas ilhas, bem como durante as práticas de mergulho livre e autônomo. Ainda deverá ser obedecida a distância de um metro dentro dos botes infláveis no deslocamento entre o barco e a ilha e os pontos de mergulho. Somente grupos de uma mesma embarcação poderão desembarcar nas ilhas, minimizando o risco de contato entre grupos distintos.

Regras estabelecidas de prevenção

• Uso obrigatório de máscara de proteção facial cobrindo a região do nariz e boca, ainda que artesanal, durante todo o período que estiver no interior do parque.

• Disponibilizar álcool gel 70% ou produto de higienização para as mãos nas estruturas abertas à visitação e nos transportes terrestres e aquaviários, por meio do concessionário, operadores e prestadores de serviços.

• Para os atrativos que constituem a obrigatoriedade de uso de algum equipamento de proteção individual – EPI, estes não poderão ser compartilhados sem antes proceder a higienização e desinfecção dos equipamentos.

• Manter ambientes bem ventilados, com janelas e portas abertas, sempre que possível.

• Promover com frequência a limpeza e desinfecção dos ambientes, pisos, corrimãos, lixeiras, balcões, maçanetas, tomadas, torneiras e banheiros, além de outros objetos de uso coletivo, como cadeiras, sofás e bancos.

• Remover jornais, revistas, panfletos e livros dos locais de comum acesso para evitar a transmissão indireta.

• Estimular e priorizar a venda on-line de ingressos, serviços e/ou agendamentos, ou organizar o atendimento em filas para evitar aglomerações, considerando a marcação no piso com distanciamento de 2 metros, a partir do balcão e entre os clientes.

• Manter o distanciamento mínimo de 2 metros entre os sofás, mesas, cadeiras e bancos dos espaços comuns do empreendimento.

• Proceder a higienização e desinfecção de objetos (inclusive cardápios) e superfícies comuns, como as mesas e cadeiras após cada utilização.

• Os transportes terrestres e aquaviários de visitantes deverão priorizar a ventilação natural. Ao final de cada viagem, promover a limpeza e desinfecção dos veículos.

• Respeitar a capacidade de transporte de cada tipo de veículo e evitar superlotação e/ou aglomeração.

• Antes do início da operação, orientar os visitantes sobre os novos procedimentos de segurança adotados na empresa, incluindo os procedimentos de convivência, os protocolos demanipulação de objetos e alimentos.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade