Reabertura de rota milenar é destaque de turismo em Luxor, no Egito

Continua depois da publicidade

Apesar da pandemia, o Egito continua investindo pesado na sua infraestrutura de turismo.

por Amadeu Castanho*


Em 2021, por exemplo, o governo do país africano já investiu na transferência das múmias dos faraós antes expostas no tradicional Museu Egípcio para o novo Museu Nacional da Civilização Egípcia.

Veja também as mais lidas do DT

Ao mesmo tempo, a estrutura dos diversos monastérios que fazem parte do bem avaliado Roteiro da Sagrada Família, que cobre o percurso percorrido pela Sagrada Familia durante a Fuga para o Egito, vem sendo atualizada e modernizada.

Em breve serão entregues as obras de restauração da milenar Estrada dos Carneiros (Kebash Road), um caminho de 2.700 metros da era faraônica que interliga os templos de Karnak e Luxor, na cidade de Luxor, que abriga uma das mais ricas coleções do patrimônio faraônico.

Antes chamada de Tebas e capital do Egito entre os séculos 16 e 11 antes de Cristo, Luxor abriga um riquíssimo patrimônio alem desses magnificos tempos, como os túmulos reais do Vale dos Reis e do Vale das Rainhas, o Templo Mortuário de Hatshepsut, o Ramesseum, o Medinet Abu e os Colossos de Mêmnon.

A cidade conta com uma boa rede hoteleira, com destaque para os estabelecimentos de alto padrão, como o Hilton Luxor Resort & Spa, situado diretamente junto ao rio Nilo, e o Sofitel Winter Palace Luxor, que ocupa o prédio do antigo Palácio de Inverno da era colonial britânica.

Luxor também é o porto do Nilo de onde partem os navios de cruzeiro que sobem o mítico rio até a represa de Aswan. Anteriormente o percurso era feito a partir da cidade do Cairo, mas a queda do nível das águas tornou isso impossível e condenou dezenas de navios a serem usados como restaurantes, boates ou a virarem sucata.

Em breve serão entregues as obras de restauração da milenar Estrada dos Carneiros (Kebash Road) (Crédito: Getty Images)

A Estrada dos Carneiros

Localizada na margem oriental do rio Nilo, a estrada que une os templos de Karnak e de Luxor recebe esse nome por ser ladeada por 1.200 estátuas de carneiros.

Em breve, quando a restauração estiver concluída, os turistas poderão caminhar de um templo para outro pela estrada construída há mais de 5.000 anos para ser usada por faraós, nobres e sacerdotes em procissões e celebrações festivas.


Amadeu Castanho é jornalista, trabalhou em publicações de renome no Brasil e no Exterior e se especializou na cobertura de nichos do mercado de turismo, como o religioso, o de luxo, o de incentivo e o corporativo. Edita a revista eletrônica Viagens de Fé (www.viagensdefe.com.br), única publicação brasileira focada em viagens religiosas, destinos religiosos, romarias e peregrinações. Amadeu é diretor da Keris Comunicação Editorial, especializada em publicações eletrônicas segmentadas e geração de conteúdo. Tem cursos de especialização em Hotelaria, Marketing e Publicidade, entre outros, tendo atuado como profissional e como consultor nessas três áreas. É palestrante em sua especialidade, turismo religioso.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade