sábado, abril 19, 2025
InícioMatérias especiaisTuristas no Marajó se surpreendem com programação e assistem...

Turistas no Marajó se surpreendem com programação e assistem ópera

por Paulo Atzingen (De Soure)

A ilha do Marajó é um dos destinos do Pará que atrai por sua forte natureza e sua gastronomia exótica

O casal Ernane Remédios e Cláudia Rodrigues veio para o Marajó com uma programação fechada e já conhecida: conhecer as fazendas marajoaras, tomar um banho no mar doce de Salvaterra, comer o frito marajoara e passear de búfalo. No entanto, a programação foi incrementada no aeroporto de Belém: “Vi a propaganda à caminho da entrega da bagagem e falei para o meu marido. Olha, vai ter ópera no Marajó, vamos?”, lembrou Cláudia. Segundo ela, tanto o enteado quanto o marido toparam, na hora. “Somos de São Luis e valorizamos a cultura regional e clássica. Esta ópera nos passou isso, um misto de regional com o universal”, disse Ernane ao DT após assistir a segunda apresentação do projeto do Banquete Ópera Festival, com a peça Carmen de Georges Bizet.

Fazenda São Jerônimo

A soprano Maristela Araújo veio pela primeira vez ao Marajó. Após a brilhante apresentação da ópera bufa La serva Padrona, (leia aqui) estava emocionada “Estou sem palavras. Extremamente emocionada com a força da floresta. Vivemos em contexto de teatro, onde tudo é confortável e temos tudo à mão. Aqui, vivemos o desprendimento. A floresta e a acústica da floresta  me surpreenderam”, afirmou.

Raimundo Brito mostra os passeios disponíveis na fazenda São Jerônimo
Raimundo Brito mostra os passeios disponíveis na fazenda São Jerônimo

O engenheiro mecânico Raimundo Brito, dono da fazenda, aponta para o local entre buritis e pés de açaí onde ele nasceu. “Ali tinha uma casinha, nasci ali. Depois fui para o Rio de Janeiro, depois Santos, voltei para Belém, tive meus três filhos e há 32 anos, como por encanto, comprei esta terra do fazendeiro João Dário. Nem sabia que tinha praia”, afirmou Raimundo.

O experiente marajoara foi o responsável pela engenharia nativa das passarelas, dos palcos e da arquibancada, todas construídas obedecendo práticas de uso e manejo racional dos materiais da natureza. Raimundo é pai de Kátia Brito, a diretora artística da Ópera Banquete.

Reconhecida nacional e internacionalmente como um local único para a prática do turismo ecológico, a São Jerônimo recebeu três estrelas no Guia 4 Rodas e o Certificado de Excelência  na TripAdvisor.

Serviço:

Fazenda São Jerônimo

Endereço: Rod. Soure-Pesqueiro, km 3 – Tucumanduba, Soure, Ilha do Marajó, Pará, Brasil
Número de telefone: (91) 3741-2093
* O jornalista Paulo Atzingen viajou para o Marajó a convite da Secretaria de Turismo do Estado do Pará

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque