Vassouras e sua feira literária – por Bayard Boiteux

Continua depois da publicidade

A consolidação do  Vale do Café passa pela estruturação e diversificação de um novo calendário de eventos que possa servir para captar turistas com diferenciais competitivos de criatividade e que tragam ao mesmo tempo um vento de prosperidade, através de um olhar de reflexão para os tempos atuais.


Eventos não condizem com atividades sem nexo causal com a realidade onde acontecem e devem trazer uma possibilidade de fortalecimento da comunidade local e serem produzidos, via de regra, na baixa estação.

A Prefeitura de Vassouras, através da Secretaria Municipal de Cultura  acertou em cheio ao   realizar uma feira Literária  de 01 a 07 de setembro. No atual contexto brasileiro, o livro é um instrumento de luta e de percepção da Democracia. E serve para mostrar uma forma efetiva de combate continuo a uma escuridão impetrada pelos que desconhecem a Cultura .

Veja também as mais lidas do DT

A relevância da feira nasce por sua originalidade de não apenas trazer grandes autores para lançamentos, o que deve claro ser incluído na  sua concepção mas fortalecer e incentivar os autores locais. É importante ressaltar que mais de 100 escritores estão presentes no nosso Vale, e Vassouras é um dos celeiros.

É um trabalho, em última instância também de incentivo à leitura e ao livro impresso, para os jovens que ali se encontram e que vivem uma época de grande  vivência na internet e redes sociais e que precisam parar para sonhar. Com romances, com poemas, com memórias afetivas, com sabores  da introspeção positiva da descoberta das palavras.

Não só a comunidade anfitriã mas os turistas vão se deliciar com uma certeza de que na literatura encontramos alicerces para nosso desenvolvimento intelectual e afetivo.

Esperamos com ansiedade a movimentação da cadeia produtiva, lembrando os esforços positivos de produção de livros durante a Pandemia, que ainda não acabou mas que pode mudar os rumos do Turismo e do Setor de Eventos, não com eventos pontuais, pessoais e políticos mas com uma vontade de estabelecer parâmetros de sustentabilidade .

Eu acredito a cada dia que passa no Livro como um elemento de revolução de um país que tem dormido na escuridão, por força de politicas equivocadas de inclusão …

Vassouras (RJ) – (Crédito: divulgação)

*Bayard Do Coutto Boiteux, especialista em Docência Superior, Marketing, Gestão do Turismo e Políticas de Segurança Pública, atualmente é vice-presidente executivo da Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ, preside o Site Consultoria em Turismo, é Gerente de Educação do Instituto Preservale, diretor geral do Instituto de Pesquisas e estudos do turismo do RJ e professor universitário.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade