Palco do 39º Congresso Brasileiro de Guias de Turismo, Convento do Carmo impressiona

Continua depois da publicidade

A majestosa arquitetura do Convento do Carmo, no centro histórico de Salvador, tem impressionado os participantes do 39º Congresso Brasileiro de Guias de Turismo.

Entrevista Por Paulo Atzingen (De Salvador)

Texto Por Zaqueu Rodrigues

Patrimônio remanescente do século 16, o conjunto arquitetônico em estilo neoclássico é um dos maiores símbolos da cidade e abriga o Hotel Pestana Convento do Carmo, responsável pela administração do espaço desde 2005.

Veja também as mais lidas do DT

A coordenadora de vendas do hotel Pestana Convento do Carmo, Lisangela Pelegrino, explica que o Convento está arrendado para o grupo Pestana por 30 anos. “É o maior hotel do centro histórico de Salvador e o único com estrutura para abrigar grandes eventos”.

Lisangela: Convento está arrendado para o grupo Pestana por 30 anos (Crédito: DT)

Agregador

A escolha do lugar como palco do 39º Congresso Brasileiro de Guias de Turismo foi motivo de grande felicidade para nós, revela ela. “Quando o Sindicato de Guia de Turismo de Salvador nos procurou, adoramos a proposta, pois seria algo diferente e agregador”.

Ela diz que, no começo, tiveram muitos poréns sobre a escolha do local, mas logo foram desfeitos diante da organização. “O desafio foi criar uma estrutura adequada para receber os estandes. Para harmonizar com a arquitetura do espaço, criamos stands mais simples e funcionais”.

Formatação inédita no Convento do Carmo

A Mestre de Cerimônia do Congresso e Guia de turismo Livia Pereira conta que a escolha do local foi providencial. “Essa formatação foi inédita na história do evento, pois agregamos e valorizamos esse conjunto arquitetônico que é fundamental para compreender a história do país”.

Lívia: escolha providencial

Por se tratar de um evento dedicado aos guias de turismo, o trabalho foi mais fácil, ressalta Lisângela. “O guia de turismo é um profissional que vive a história, a cultura e a essência da cidade diariamente. O nosso grande desejo sempre foi que eles tivessem a oportunidade de vivenciar esse patrimônio”.

A grande experiência desta edição tem sido a escolha da nave da Igreja do Carmo, anexada ao Convento, como palco das palestras, diz ela. “Os guias estão impressionados com a beleza do espaço. Ele tem a capacidade para 200 pessoas e está lotando em todas as palestras. Está sendo um sucesso”.

“Ficamos muitos emocionados ao ver que seriam realizadas palestras de outras religiões dentro da nave de uma igreja católica. Está sendo maravilhoso, pois reforça o que a Bahia tem de mais poderoso para mostrar, que é o sincretismo religioso. Promover essa rica experiência era o nosso objetivo e ele foi alcançado”, comemora Lisangela.

Convento do Carmo obra arquitetônica do Brasil colonial (Crédito: Erico Afonso)

Maiores informações baixe o aplicativo: APLICATIVO CONGRESSO

Ou entre no site: https://www.cbgtur2019.com.br/

*O jornalista viajou a convite do Sindicato de Guias de Turismo da Bahia e da Federação Nacional de Guias de Tursimo – FENAGTUR

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade