Minas ganha caminho religioso entre o Santuário do Caraça e Mariana

 

Minas Gerais acaba de ganhar um novo caminho religioso, desta vez ligando o célebre Santuário do Caraça à histórica cidade de Mariana, duas referências em termos de turismo religioso.

AMADEU CASTANHO*


Batizada de “Nos Passos de Dom Viçoso” a nova rota de peregrinação de peregrinação celebra a vida e a obra do venerável Dom Antônio Ferreira Viçoso, bispo que que fundou o Colégio do Caraça, dirigiu a Diocese de Mariana, lutou contra a escravidão e hoje está em processo de beatificação.

Caminho de fé

O novo caminho religioso tem de 88 km. de extensão, partindo do Santuário do Caraça e passando por Catas Altas, Morro da Água Quente, Santa Rita Durão, Bento Rodrigues, Santana do Morro e Camargos, terminando em Mariana, podendo ser percorrido a pé ou de bicicleta.

Para o Padre José Carlos dos Santos, Diretor da Faculdade Dom Luciano Mendes e organizador da reedição do livro que conta a vida do Santo Bispo, a iniciativa posicionará a região como referência em peregrinação religiosa e será uma oportunidade para que turistas e moradores façam uma caminhada de fé.

Além de caminhar por lindas paisagens, conhecer novos lugares, pessoas e sabores incríveis, é uma oportunidade de refazer o trajeto que o religioso tantas vezes percorreu, numa imersão de vivência espiritual marcante e surpreendente”, afirma.

O caminhante contará com vários marcos de quilometragem que já estão instalados e podem ser vistos a cada km, além de placas de sinalização e oratórios espalhados por todo o percurso

Estrutura de comunicação

O caminhante contará com vários marcos de quilometragem que já estão instalados e podem ser vistos a cada km, além de placas de sinalização e oratórios espalhados por todo o percurso, com mensagens baseadas nas virtudes de Dom Viçoso.

Planejamos toda a estrutura de comunicação para ajudar as pessoas que desejam viver esta experiência. Além dos marcos físicos instalados nas localidades, desenvolvemos um website que reúne desde a história de Dom Viçoso, até as questões práticas, como pontos de apoio, hospedagens e dicas de segurança com avisos e recomendações”, conta um dos idealizadores do projeto, que compilou as informações e um mapa no endereço eletrônico www.domvicoso.org.br.

O caminho conta com boa estrutura de hospedagem ao longo do trajeto, com hotéis e pousadas. Os peregrinos poderão pernoitar no Santuário do Caraça, Catas Altas, Santa Rita Durão, Camargos e Mariana.

Igreja São Francisco de Assis de Mariana (Crédito: divulgação)

Além disso, foi iniciado um trabalho de fomento à hospitalidade em Santa Rita Durão e Camargos para a preparação de acomodações familiares.

Em relação à alimentação, em todos os lugares do percurso será possível saborear as quitandas típicas, a tradicional comidinha no fogão à lenha, e as sobremesas tradicionais de cada terra.

Para o Padre Luís Carlos, Superior do Santuário do Caraça, além da divulgação dos feitos de Dom Viçoso, a iniciativa também vai contribuir para fomentar o potencial turístico em toda a região.

Creio que poderá reforçar a diversificação e o crescimento da economia nas cidades de Catas Altas e Mariana, favorecendo assim, a melhoria do atendimento nos estabelecimentos de hospitalidade e alimentação além de possibilitar o surgimento de outros empreendimentos que poderão estar associados à criação deste caminho e rota de turismo religioso”, opina.

Santuário do Caraça

O Santuário do Caraça, situado localizado nos municípios de Catas Altas e Santa Bárbara,  em Minas Gerais, é um complexo com 11.233 hectares, classificado como centro de espiritualidade e missão, de cultura e educação, de conservação ambiental, lazer e turismo.

O Santuário do Caraça, situado nos municípios de Catas Altas e Santa Bárbara,  em Minas Gerais, é classificado como centro de espiritualidade e missão, de cultura e educação, de conservação ambiental, lazer e turismo.

Tendo origem em uma modesta ermida, se transformou ao longo do tempo em importante centro educacional, graças ao Colégio do Caraça, onde estudaram muitas figuras importantes da história brasileira.

Em meio à natureza da Serra do Caraça, o Santuário oferece uma estrutura completa que inclui duas pousadas, três restaurantes, auditório, duas salas para eventos, biblioteca e centro de recepção de visitantes.


Serviço

Caminho: Nos Passos de Dom Viçoso

Site: www.domvicoso.org.br.


Amadeu Castanho é jornalista, trabalhou em publicações de renome no Brasil e no Exterior e se especializou na cobertura de nichos do mercado de turismo, como o religioso, o de luxo, o de incentivo e o corporativo. Edita a revista eletrônica Viagens de Fé (www.viagensdefe.com.br), única publicação brasileira focada em viagens religiosas, destinos religiosos, romarias e peregrinações. Amadeu é diretor da Keris Comunicação Editorial, especializada em publicações eletrônicas segmentadas e geração de conteúdo. Tem cursos de especialização em Hotelaria, Marketing e Publicidade, entre outros, tendo atuado como profissional e como consultor nessas três áreas. É palestrante em sua especialidade, turismo religioso.

CADASTRE-SE GRATUITAMENTE

TENHA ACESSO À CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

+ 300 MATÉRIAS COM CONTEÚDO DIRECIONADO

RECEBA AS ATUALIZAÇÕES EM 1ª MÃO

Tenha acesso ILIMITADO ao conteúdo EXCLUSIVO de turismo.

Conteúdo exclusivo

Recentes

Mais do DT

Atendimento Comercial