Por Redação DT
No marketing do Ministério do Turismo há aproximadamente dois meses, Márcio Nascimento concedeu uma entrevista ao DIÁRIO e falou um pouco do setor, Olimpíadas e da importância do segmento de mídia on-line para a comunicação da pasta. Leia na íntegra a entrevista:
DIÁRIO – Há quanto tempo o senhor está à frente da Direção de Marketing Nacional e qual é o orçamento da área para 2016?
Veja também as mais lidas do DT
Márcio Nascimento: Estou completando dois meses na direção de marketing do Ministério do Turismo. Não tenho como falar sobre o orçamento, pois justamente no final de 2016 passamos por uma reestruturação e estamos readequando algumas ações. Mas o prazo para fechar o montante é no mais tardar final de janeiro ou início de fevereiro, pois isso é urgente.
DIÁRIO: Existe alguma novidade na comunicação do Ministério do Turismo?
Márcio Nascimento: A novidade que não é tanto novidade é a integração da comunicação de todo o Governo Federal em torno às Olimpíadas de 2016. A Secretaria de Comunicação da Presidência da República e o Ministério do Esporte lançaram a campanha #SomosTodosBrasil e em virtude disso, queremos alinhar toda a comunicação através do Ministério do Turismo para explorar a diversidade do povo brasileiro, além de trazer o aspecto de pertencimento.
DIÁRIO: Recentemente o MTur anunciou o corte de cargos comissionados (CC´s). Por acaso a Direção de Marketing Nacional sofreu com esta reestruturação?
Márcio Nascimento. Sim. Nossa área teve alguns cortes, mas posso reforçar que, com a readequação da estrutura ministerial, a Direção de Marketing vai absorver algumas gerências e incorporar departamentos. Assim, uma situação foi complementada por outra. A devolução de cargos foi solucionada com mais pessoas chegando para somar.
DIÁRIO: Por acaso algum evento ou feira nacional ou internacional ganhará mais destaque este ano?
Márcio Nascimento: Com certeza serão os Jogos Olímpicos. Este é um evento único e será uma grande experiência para realizarmos um trabalho forte de comunicação. Claro que o calendário de feiras onde já existe a participação do MTur será mantido em 2016, mas o destaque é a Olimpíada. O evento é uma oportunidade única e podemos ressaltar nossas potencialidades. O país ganha e as instituições também. E é uma excelente oportunidade para a Embratur apresentar o Brasil para os visitantes estrangeiros que visitarão o país no período.
DIÁRIO: Como será a distribuição de mídia do MTur para 2016? Algum segmento de mídia ganhará mais destaque este ano?
Márcio Nascimento: Acredito que a distribuição de comunicação do MTur se manterá como nos anos anteriores. Claro que você não faz nada sem o digital e toda ação precisa contemplar veículos virtuais. Então, o MTur investirá muito no online.
MJT