Curso de Degustação de Vinhos e Azeites é atração na vindima da Vinícola Aurora

Continua depois da publicidade

A vindima já começou na Serra Gaúcha e os atrativos turísticos especiais da temporada

Experiência será oferecida nos dias 14 e 21 de janeiro e 11 de fevereiro, na unidade matriz da empresa, em Bento Gonçalves. Workshop será ministrado pelos sommeliers Maria Beatriz Dal Pont e Alexander Machado Martins, que ensinarão sobre os produtos e as técnicas para prová-los e harmonizá-los

Na unidade matriz da Vinícola Aurora, além do tour guiado e das tradicionais degustações de vinhos e espumantes que ocorrem durante todo o ano, a empresa gaúcha promoverá o curso de Degustação de Vinhos e Azeites harmonizados com pães e pastas. As edições limitadas ocorrem neste sábado (14) e nos dias 21 de janeiro e 11 de fevereiro, sempre às 9h, junto à sede da cooperativa, em Bento Gonçalves (RS). As inscrições devem ser feitas pelo site Wine Locals, e o valor por pessoa é R$ 100.

Veja também as mais lidas do DT

Degustação de Pequenas Partilhas (foto: Crédito Eduardo Benini)

Ministrado pela sommelière de azeites Maria Beatriz Dal Pont e pelo sommelier de vinhos da Aurora Alexander Machado Martins, o workshop tem duração de cerca de três horas. Durante a experiência, os participantes farão uma visita guiada pela vinícola, incluindo explanação sobre o processo de elaboração de vinhos, e aprenderão sobre o azeite de oliva extra virgem, seus atributos e os mitos que o envolve, como acidez, primeira prensagem e prensagem a frio, bem como desenvolverão a técnica de degustação. Também irão praticar a harmonização, apreciando o azeite chileno e os quatro vinhos da linha Aurora Pequenas Partilhas, além de provarem o espumante Aurora Procedências Chardonnay.

A atração turística teve a primeira edição em 2017, mesmo ano em que o azeite chileno Pequenas Partilhas Notáveis da América foi lançado. Em 2020, a Aurora também colocou no mercado o espanhol Pequenas Partilhas Notáveis Ibérico. Os azeites de oliva extra virgem foram incorporados à linha Aurora Pequenas Partilhas, que, desde 2015, oferece aos consumidores quatro vinhos das variedades emblemáticas de países da América do Sul (Brasil – Cabernet Franc; Uruguai – Tannat; Chile – Carmenère; e Argentina – Malbec).

“O público tem a oportunidade de conhecer mais sobre o processo de fabricação dos azeites, como se degusta e se harmoniza. É um curso muito interessante, pois estamos divulgando a cultura do azeite e desmitificando algumas questões. Vamos dar um panorama rápido, mas com informações consistentes e técnicas. É muito bacana, pois as pessoas podem conjugar conhecimento e degustação sobre esses dois produtos maravilhosos, que estão conosco desde os primórdios da humanidade. O azeite e o vinho são dois elementos civilizatórios muito importantes não só no Brasil, mas no mundo inteiro”, explica a sommelière.

Referência nacional no segmento de olivicultura, Maria Beatriz Dal Pont é degustadora e sommelière de azeites pela italiana International Olive Oil Agency (IRVEA), sendo a primeira sommelière de azeites do Rio Grande do Sul.

Degustação de Pequenas Partilhas (foto: Crédito Eduardo Benini)

Turismo em todas as unidades da Aurora

Além do curso de Degustação de Vinhos e Azeites, outros atrativos turísticos são oferecidos pela Vinícola Aurora, durante todo o ano, nas unidades de Bento Gonçalves, Vale dos Vinhedos e Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha.

Cada local apresenta suas particularidades. Na matriz o turista encontra a história e toda a trajetória das 1,1 mil famílias cooperadas, além das linhas de produtos elaborados pela vinícola. No Vale dos Vinhedos são oferecidas experiências especiais, em um espaço mais intimista e com atendimento personalizado. Já em Pinto Bandeira o visitante pode conhecer onde tudo começa, o vinhedo. As opções vão desde o tradicional tour, passando por degustações temáticas à caminhada e piquenique em meio aos parreirais.

As atrações podem ser conferidas no site da empresa, em Enoturismo: www.vinicolaaurora.com.br. O agendamento prévio é obrigatório.

Em 2022, a Aurora recebeu 241,8 mil visitantes, 26,6% a mais em comparação ao ano anterior. A vinícola foi pioneira em enoturismo no Brasil, criando a primeira experiência turística em 1967.


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade