Ricardo Bezerra atendeu o DIÁRIO e fez um balanço do Agente Tá On, novas ofertas e ampliação de voos (e pacotes) para vários destinos do Brasil, empenho em resolução de problemas, entre outros assuntos.
REDAÇÃO DO DIÁRIO
Publicado em 25 de agosto (RETRÔ 2023)
A operadora de turismo da Azul não tem brincado em serviço e acompanha o ritmo vertiginoso de sua matriz, a companhia aérea Azul Linhas Aéreas. A Azul Viagens anunciou esta semana que ampliará a oferta de voos dedicados para Fortaleza e Jericoacoara durante os meses de dezembro de 2023 e janeiro de 2024. Além disso, ampliará a oferta de voos dedicados para a Serra Gaúcha durante os meses de dezembro de 2023 e janeiro de 2024 e outros destinos brasileiros como Porto Seguro e Curitiba. O DIÁRIO conversou com Ricardo Bezerra, gerente comercial da empresa, para saber mais detalhes, confira:
DIÁRIO - Ricardo, você pode fazer um balanço do Agente Tá On, realizado na semana passada?
Veja também as mais lidas do DT
RICARDO BEZERRA: O saldo do evento foi bastante positivo. Atingimos o nosso objetivo e, por isso, estamos muito felizes e realizados. Recebemos mais de mil agentes de viagens e pudemos capacitar os profissionais, além de mostrar as novidades da Azul Viagens, focando, principalmente, nos voos dedicados para a alta temporada de final de ano. Além disso, no sábado, quando o encontro foi aberto ao público, recebemos milhares de consumidores interessados em conhecer os nossos serviços e produtos. Durante o encontro, ofertamos viagens com até 50% de desconto, por meio da nossa parceria com mais de 150 agências de viagens que estavam presentes.
DIÁRIO - Vocês vêm ampliando ofertas de voos para destinos brasileiros. Recife em julho, Porto Seguro em Agosto. Como são decididas essas ampliações de oferta? Como a Azul Viagem participa dessas decisões estratégicas e comerciais junto a Companhia Aérea Azul?
RICARDO BEZERRA: A Azul é maior companhia aérea do Brasil em número de voos diários e destinos atendidos. O objetivo da companhia e, consequentemente, da Azul Viagens é ser líder no Brasil nos serviços e produtos que ofertamos. E a cada nova temporada, buscamos ampliar as nossas ofertas, visando proporcionar a melhor experiência de voo aos nosso Clientes, oferendo voos diretos para diversas cidades do Brasil, serviço de bordo, wi-fi grátis. A Azul, como empresa competitiva, está atenta ao mercado e avalia constantemente as possibilidades de demanda de mercado, além de estar antenada às novas possibilidades de negócios e incremento em sua malha.
DIÁRIO – Os indicadores do Consumidor.gov.br apontaram agora em Agosto a Azul Companhia Aérea com menor taxa de reclamação e maior no quesito solução de problemas, obtendo um índice 91% de solução. A Azul Viagens segue esse mesmo desempenho?
RICARDO BEZERRA: Sim. No consolidado de 2023, a Azul Viagens ficou em segundo lugar no índice de satisfação do Cliente. Obtivemos 82,8% de índice de resolução, com resolução de 100% dos casos. Seguimos dedicados e empenhados em ser a maior agência de turismo do Brasil.
DIÁRIO - Nesta mesma linha, a Azul tem ótimas referências nos índices de Sustentabilidade Empresarial da Bolsa de Valores de São Paulo e integra a carteira do Índice de Carbono Eficiente ICO2 B3. Agora, acaba de ser convidada a integrar o IDiversa, Indice de Diversidade recém-lançado pela B3. E a Azul Viagens como se encaixa na contratação de pessoas considerando a diversidade de gênero, raça em seus quadros?
RICARDO BEZERRA: É verdade. A Azul é a única representante aérea no Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bolsa de Valores de São Paulo. E há 12 anos na carteira do Índice de Carbono Eficiente, ICO2 B3, foi convidada a integrar também o IDiversa, Índice de Diversidade recém-lançado pela B3. A Azul Viagens segue o mesmo caminho, buscando desempenhar um papel social, respeitando a governança e preservando o meio ambiente. Além disso, o nosso processo seletivo segue o mesmo processo de contratação da Azul, visando dar oportunidade para pessoas, em todas as suas diferenças.
DIÁRIO – A Azul Conecta completou recentemente 3 anos de operação. A Azul Viagens comercializa esse produto? Se sim, qual é o percentual nas vendas?
RICARDO BEZERRA: Sim, comercializamos para os nossos Clientes toda a malha da Azul, inclusive voos da Azul Conecta. Os destinos ofertados pela Azul Viagens são compostos, majoritariamente, por destinos com alto índices de atratividade turística e, consequentemente, com grandes aeroportos. Por isso, a maioria dos voos ofertados pela agência são realizados pela Azul Linhas Aéreas.
DIÁRIO - Fale sobre a implantação de novas lojas da Azul Viagens no Brasil e quais são os critérios para essa implantação.
RICARDO: Estamos vivendo um momento importante e histórico na ampliação de lojas da Azul Viagens, que chegará ao fim de 2023 com mais de 100 unidades, pela primeira vez. Os critérios são simples, primeiramente o investidor precisa ser alguém do ramo, que conheça o turismo e consiga administrar o negócio com sua experiência. Como não somos Franqueadores, não transferimos “know how”, por isso, o investidor precisa estar apto a operar o negócio. O foco é fortalecer a presença nas regiões mais consolidadas e levar a Azul Viagens para outras regiões do Brasil, como o Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Inauguramos 16 lojas até julho deste ano, e já ultrapassamos a marca de 65 lojas agora em agosto. Até o fim do ano inauguraremos mais 36 novas unidades.
DIÁRIO – Você poderia informar aos leitores do DIÁRIO qual foi o faturamento da Azul Viagens no 1º Semestre de 2023?
RICARDO BEZERRA: A Azul Viagens, nossa operadora de turismo, teve outro trimestre excepcional, com um crescimento de mais de 40% no faturamento bruto em comparação com o 2T22. Esse negócio agora tem 4 vezes o tamanho que tinha em 2019. No mais, seguimos à disposição.
LEIA TAMBÉM:
Azul Viagens reúne parceiros, amigos e até concorrentes no ‘Agente Tá On’
Oi boa noite, eu sou Deneval Bombeiro Cívil e estive presente no evento da azul em Campinas, falei com o Ricardo Bezerra sobre uma passagem para o nordeste e ele me atendeu super bem, só que nós nos desencontramos e não conseguimos mais se falar, precisava falar com ele novamente, meus e-mail gomesdeneval@gmail.com e ZAP 19 98212-8302