O Turismo de aventura busca bons parceiros no Brasil

Continua depois da publicidade

Por Marcos J. T. Oliveira, repórter freelancer do DT*

O Congresso Técnico de Ecoturismo e Turismo de Aventura, realizado de 27 a 30 de setembro no Centro Cultural de Brotas (SP), ofereceu, de uma maneira geral, métodos de promoção para aumentar a capacidade de pequenos negócios em comercializar seus produtos; apresentação de cases e ferramentas de gestão para melhorar a capacidade gerencial das empresas do segmento; palestras inspiradoras e a oportunidade para assinaturas de parceiras já existentes. “Creio que todos saímos fortalecidos deste congresso técnico. Tudo correu conforme o previsto e, a partir de agora, vamos continuar batalhando pelo segmento de turismo de aventura e ecoturismo no Brasil”, disse Evandro Schultz, presidente da Abeta.

No ponto de parcerias estratégicas, a reportagem do DIÁRIO constatou que a integração institucional é o grande segredo para a profissionalização do setor de ecoturismo e turismo de aventura no Brasil. Assim, destaca abaixo a participação e o envolvimento de alguns parceiros na realização do congresso.

Veja também as mais lidas do DT

SEBRAE

Com credibilidade nacional e internacional, o Sebrae é um dos grandes apoiadores de políticas para o Ecoturismo e Turismo de Aventura. Muitos resultados existem graças ao trabalho empenhado de profissionais da entidade. Um exemplo: em 2015, os brasileiros ganharam uma nova certificação de peso, a Norma ABNT NBR 15285 (Turismo de Aventura – Líderes – Competência de pessoal) que passou a se classificar junto à ISO (Organização Internacional de Normalização). “É um trabalho muito bacana que estamos desenvolvendo em prol da profissionalização do turismo de aventura e para o Brasil. Tal processo valoriza e traz, ainda mais, credibilidade para o setor“, comenta ao DIÁRIO, Leonardo Persi, coordenador de normalização da ABETA e consultor do Sebrae Ribeirão Preto.

Três Coroas (RS)

Situada numa área de 166 Km² e localizada na Encosta da Serra Gaúcha, Três Coroas é a maior rota turística do Rio Grande do Sul. Desde a fundação do município, desenvolveu-se de forma a sustentar diferenças étnico-culturais, arregimentando também italianos e lusos, além de ter preservado os recursos naturais que hoje lhe rendem a alcunha de Cidade Verde. É palco de uma diversidade cultural que impressiona por sua harmonia. As diversas etnias que buscam prosperar nesta terra produzem riquezas nas tradições, costumes, idiomas, gastronomia e traços arquitetônicos do município.

Representantes da Prefeitura de Três Coroas (RS) (Crédito: Márcio Mecca/Abeta)
Representantes da Prefeitura de Três Coroas (RS) (Crédito: Márcio Mecca/Abeta)

Socorro (SP)

Outro destino paulista que comemora bons resultados com o turismo de aventura e ecoturismo é Socorro. O município brasileiro enxergou no turismo uma oportunidade. Com natureza privilegiada e exuberante na Serra da Mantiqueira, possui clima ameno no verão e no inverno. A elevações e os desníveis do terreno criaram incríveis rios de corredeira, como o Rio do Peixe e belas cachoeiras. Além disso tem fontes de água mineral, mirantes no topo de montes e um empresariado que atua em conjunto e em prol do turismo. Quem está à frente do governo de Socorro é André Bozola, que também preside a Aprecesp na gestão atual.

ABROTUR

Brotas não é conhecida como a capital nacional da aventura por uma questão meramente geográfica. O trabalho de profissionalização do segmento aconteceu através do associativismo, ou seja, Brotas encontrou o caminho do desenvolvimento sustentável e a ABROTUR, associação de empresas de turismo de Brotas e região, conseguiu enxergar isso. A entidade existe informalmente desde 2004 e tem como objetivo fortalecer o destino turístico, procurando harmonizar as exigências ambientais, econômicas e sociais do mundo moderno. São 51 associados de Brotas e 2 da vizinha São Pedro, mais 22 benfeitores que trabalham juntos em prol do turismo regional. “Apoiar o congresso técnico de turismo de aventura e ecoturismo em Brotas é uma conquista para todos. Sabemos que nosso segmento precisa de mais representantes e estamos aqui para o que precisarem”, pontuou Rodrigo Saldanha, presidente da Associação de Turismo de Brotas (Abrotur).

Evandro Schutz, presidente da ABETA, Orlando Pereira Barreto, prefeito de Brotas, Lorraine Lopes, gerente institucional da Aprecesp, Rodrigo Saldanha, presidente da Associação de Turismo de Brotas (Abrotur), e José Cunha, chefe de gabinete da Secretaria de Turismo de São Paulo. (Crédito: DT)
Evandro Schutz (ABETA), Orlando Barreto, prefeito de Brotas, Lorraine Lopes (Aprecesp), Rodrigo Saldanha (Abrotur), e José Cunha, (SeTur SP). (Crédito: DT)

Aprecesp

Criada em 1985 com o objetivo de representar os interesses e trabalhar pelo desenvolvimento turístico das cidades estância no litoral e interior paulista, a Aprecesp é uma entidade privada e sem fins lucrativos. Atualmente congrega 70 estâncias que estão divididas entre: balneárias, climáticas, hidrominerais e turísticas. O DIÁRIO conversou Lorraine Lopes, gerente institucional da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo para saber um pouco mais sobre a instituição.

A Aprecesp reúne 70 estâncias paulistas e agora passará a ter uma rotatividade. Com a aprovação do Projeto de Lei Complementar nº 32/2012 que foi sancionado pelo Governador Geraldo Alckmin no final de abril, abriu-se um leque para que mais 140 cidades do Estado se habilitem à categoria de Municípios de Interesse Turístico (MIT)”, disse Lorraine. A gerente da Aprecesp ainda comentou que a partir de agora muitos municípios deverão fazer uma espécie de lição de casa e terão um prazo para avaliações. “Se os municípios paulistas quiserem continuar como estâncias deverão cumprir algumas ações de políticas públicas e infraestruturas básicas em prol do turismo. Àquelas cidades interessadas em ingressar também deverão cumprir alguns requisitos”, finalizou ao DIÁRIO. Existe uma excelente parceria da Aprecesp com a Abeta para promoção do turismo de aventura e ecoturismo no Estado de São Paulo.

*O repórter viajou a convite da Abeta.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade