Secretário de Estado dos EUA diz que Washington apoia Egito em luta contra terrorismo

Continua depois da publicidade

RETRÔ 2018 – Publicado dia 12 de fevereiro

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Rex Tillerson, disse nesta segunda-feira (12) que seu país apoia o Egito em sua luta contra o Estado Islâmico, mas reiterou que Washington defende eleições livres e justas no país árabe.

Falando em coletiva de imprensa ao lado de sua contraparte egípcia, Tillerson ainda disse que os EUA continuam comprometidos em buscar uma paz duradoura entre Israel e os palestinos, apesar da decisão do presidente norte-americano, Donald Trump, de reconhecer Jerusalém como capital de Israel.

Tillerson chegou ao Egito no início de uma turnê regional em meio à intensificação nas tensões entre Israel e Síria, provocada pela derrubada de um caça F-16 israelense, e na esteira de grande operação de segurança dos militares egípcios para reprimir militantes que já mataram centenas de pessoas desde 2013.

Veja também as mais lidas do DT

“Concordamos que continuaremos com nossa cooperação estreita nas medidas contra o terrorismo”, afirmou o secretário. “O povo egípcio deve ter a confiança de que o comprometimento dos EUA de continuarem a apoiar o Egito na luta contra o terrorismo e levar segurança ao povo egípcio é firme”.

A campanha militar do Egito ocorre antes da eleição presidencial, marcada para março, na qual o presidente Abdel Fattah al-Sisi busca um segundo mandato.

Indagado a respeito, Tillerson respondeu que os EUA apoiam uma eleição crível e transparente no Egito e na Líbia.

“Sempre defendemos eleições livres e justas, eleições transparentes, não só no Egito, mas em qualquer país”, disse Tillerson.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade